O actual pub Sibéria fica penso que na Rua da Malhangalene, antiga Rua do Porto.
Prédio de 1932 |
Ao longe a decoração frontal parecia um emblema meio desconjuntado mas vendo ao pormenor está ligada à arte de pedreiro ou trolha. Acho que se vê espátulas (para alisar o reboco), picaretas, cinzel, brocha, fita métrica, compasso, esquadros, lápis, rolo de fio, mais um ou dois utensílios/ferramentas de que desconheço o nome ou o uso. Penso que ao centro está um fio de prumo na vertical.
Sabendo que os maçons tiveram algum peso em Lourenço Marques (ver sobre o templo maçónico) talvez esta decoração tivesse a ver com a maçonaria que tem como simbolos principais o esquadro e o compasso (ver aqui)
Pormenor maçónico? |
Era incrivel como ieste delicado pormenor se podia ter mantido neste museu ao ar livre como não se tivessem passado mais de 80 anos. Mas infelizmente passou recentemente um vento de ignorância pela zona e esta decoração foi destruida sem remédio. Fica aqui a sua memória.
Será que o novo cartaz irá fazer vender nem que seja mais uma cozinha? É triste e é pena ver o património duma cidade desmantelado assim. |
Comentários