Tramways/eléctricos de LM - construção na Av 24 de Julho, abrigo da linha?

Foto 1 - abrigo no espaço central da Av 24 de Julho
 frente à escola primária, antiga Paiva Manso
Foto original do HoM - clique para aumentar
O abrigo tem uns sinais do tempo na parte de cima onde foram feitas reparações bem intencionadas mas aldrabonas, mas tem bancos novos em muito bom estado pelo que há interesse das autoridades na sua conservação. Como não incomoda ninguém, esperemos que o interesse continue e que não seja atropelado por nenhum bulldozer. 
Nunca tinha lido nada que o confirmasse mas desde que soube que uma linha do eléctrico vinha/ia pela 24 de Julho e saía/entrava por aqui para a antiga Av. Diogo Cão, actual Luali achei que esta construção tinha alguma coisa a ver com o eléctrico e que o mais provável é que fosse um abrigo de paragem. . 
A Foto 2 elucida o caso, não completamente mas quase.


Foto 2 - A Av. 24 de Julho vista do Alto Maé
Foto a olhar para a Polana - Fim da linha do eléctrico na 24 de Julho, 
lado oeste da cidade
Na Foto 2 vêm-se os carris no pavimento e a linha aérea para alimentar o eléctrico por cima. Para o fundo vê-se que os carris seguiam juntos ao lado sul do separador central da avenida mas na zona mais próxima pode-se ver que havia uma duplicação para permitir o cruzamento dos eléctricos que circulavam por esta linha em sentidos opostos (a linha verde e a amarela).
Voltando ao abrigo:

Foto 2 detalhe
Detalhe na foto de cima à esquerda com as
madames de vestido de setim sentadas nos bancos
Estas pessoas estão mais ou menos onde está agora a construção da Foto 1 na faixa central da Avenida. Quer dizer a construção não foi feita logo que a linha começou a ser utilizada mas terá sido feita depois em substituição desse arranjo inicial com a árvore. Fica por isso por esclarecer quando foi construído o abrigo. Concerteza que foi antes de 1936 pois nessa data o eléctrico de LM/Maputo deixou de funcionar (e esta linha foi das que se manteve até ao fim). As fotos 1 e 2 foram publicadas em 1929 e em princípio foram tiradas em 1927 mas já vi algumas que devem ser bastante anteriores. Por isso a partir delas não podemos ter a certeza de quando foi o abrigo construido.

Foto 3
Aqui vê-se o abrigo e também a 24 de Julho numa maior profundidade.  
Foto tirada um pouco para a esquerda e para trás de onde foi tirada a foto 2
Este cruzamento e as redondezas
Como se vê na Foto 2 com os carris virando para a direita, esta linha terminava aqui o percurso na direcção do Alto Maé, virava para baixo pela antiga Diogo Cão, actual Luali descendo pela frente do Quartel da Policia Militar/Esquadrão de Dragões até à antiga Av. 5 de Outubro, actual Josina e voltava por aí para a Baixa (ou no sentido contrário de circulação o que não é importante para a explicação). 

Vamos agora ver o que se passa para a direita deste ponto. A Foto 4 é dos fim dos anos 60 (ver a carrinha VW "pão de forma" a meio). Estamos no mesmo sítio das Fotos 2 e 3 mas tendo rodado 90 graus no sentido dos ponteiros do relógio.  Notava-se ainda no asfalto as marcas dos carris do eléctrico vindos da 24 de Julho e dando a curva da linha para o regresso à Baixa. 

Foto 4 - vista para a Av. Diogo Cão actual Luali nos anos 60
- a Av. 24 de Julho passa na horizontal, sendo perpendicular à rua das árvores
- a escola primária (ex Paiva Manso) na esquina à esquerda 
com o muro e grade como se vê na Foto 2 à direita
- Ex-Liceu A. Enes também à esquerda mas mais longe e escondido pelas árvores
- Quartel (zona militar) à direita
A posição do abrigo e dos carris seria mais ou menos conforme indicado nesta Foto 5.

Foto 5 - Google Earth recente
Vermelho: o abrigo, 
Preto: onde estarão os carris como se vê nas fotos 2 e 4 
sem tomar em conta que havia o cruzamento de vias perto do abrigo.
a escola é visivel dentro do ângulo recto com as árvores à frente
Foto 6
 Uma grande muralha agora cortando a actual av Luali
Vista - através do abrigo e da muralha - para a Catembe ao fundo
Recentemente a rua que descia frente ao Quartel foi cortada por uma "grande muralha" que se vê a cinzento na foto 6. Agora é este o quartel general mas a primeira parte da história do Quartel do Alto Maé é contada nesta mensagem do HoM.
A história completa do tramway de Lourenço Marques/Maputo, Moçambique com muitas imagens e especificamente com a explicação da carreira do carro amarelo/verde para este Quartel que seguia na parte mais a sul pela Avenida D. Manuel (tempo da Monarquia), depois Av. 5 de Outubro (tempo da República) e actualmente Av. Josina (tempo da Independência) pode ser vista no site especializado do Eng. Emídio Gardé

Comentários