Foto 1 - abrigo no espaço central da Av 24 de Julho frente à escola primária, antiga Paiva Manso |
Foto original do HoM - clique para aumentar |
Nunca tinha lido nada que o confirmasse mas desde que soube que uma linha do eléctrico vinha/ia pela 24 de Julho e saía/entrava por aqui para a antiga Av. Diogo Cão, actual Luali achei que esta construção tinha alguma coisa a ver com o eléctrico e que o mais provável é que fosse um abrigo de paragem. .
A Foto 2 elucida o caso, não completamente mas quase.
Foto 2 - A Av. 24 de Julho vista do Alto Maé
Foto a olhar para a Polana - Fim da linha do eléctrico na 24 de Julho, lado oeste da cidade |
Na Foto 2 vêm-se os carris no pavimento e a linha aérea para alimentar o eléctrico por cima. Para o fundo vê-se que os carris seguiam juntos ao lado sul do separador central da avenida mas na zona mais próxima pode-se ver que havia uma duplicação para permitir o cruzamento dos eléctricos que circulavam por esta linha em sentidos opostos (a linha verde e a amarela).
Voltando ao abrigo:
Foto 2 detalhe
Detalhe na foto de cima à esquerda com as madames de vestido de setim sentadas nos bancos |
Estas pessoas estão mais ou menos onde está agora a construção da Foto 1 na faixa central da Avenida. Quer dizer a construção não foi feita logo que a linha começou a ser utilizada mas terá sido feita depois em substituição desse arranjo inicial com a árvore. Fica por isso por esclarecer quando foi construído o abrigo. Concerteza que foi antes de 1936 pois nessa data o eléctrico de LM/Maputo deixou de funcionar (e esta linha foi das que se manteve até ao fim). As fotos 1 e 2 foram publicadas em 1929 e em princípio foram tiradas em 1927 mas já vi algumas que devem ser bastante anteriores. Por isso a partir delas não podemos ter a certeza de quando foi o abrigo construido.
Foto 3 |
Aqui vê-se o abrigo e também a 24 de Julho numa maior profundidade. Foto tirada um pouco para a esquerda e para trás de onde foi tirada a foto 2 |
Este cruzamento e as redondezas
Como se vê na Foto 2 com os carris virando para a direita, esta linha terminava aqui o percurso na direcção do Alto Maé, virava para baixo pela antiga Diogo Cão, actual Luali descendo pela frente do Quartel da Policia Militar/Esquadrão de Dragões até à antiga Av. 5 de Outubro, actual Josina e voltava por aí para a Baixa (ou no sentido contrário de circulação o que não é importante para a explicação).
Vamos agora ver o que se passa para a direita deste ponto. A Foto 4 é dos fim dos anos 60 (ver a carrinha VW "pão de forma" a meio). Estamos no mesmo sítio das Fotos 2 e 3 mas tendo rodado 90 graus no sentido dos ponteiros do relógio. Notava-se ainda no asfalto as marcas dos carris do eléctrico vindos da 24 de Julho e dando a curva da linha para o regresso à Baixa.
Vamos agora ver o que se passa para a direita deste ponto. A Foto 4 é dos fim dos anos 60 (ver a carrinha VW "pão de forma" a meio). Estamos no mesmo sítio das Fotos 2 e 3 mas tendo rodado 90 graus no sentido dos ponteiros do relógio. Notava-se ainda no asfalto as marcas dos carris do eléctrico vindos da 24 de Julho e dando a curva da linha para o regresso à Baixa.
Foto 4 - vista para a Av. Diogo Cão actual Luali nos anos 60
- a Av. 24 de Julho passa na horizontal, sendo perpendicular à rua das árvores - a escola primária (ex Paiva Manso) na esquina à esquerda com o muro e grade como se vê na Foto 2 à direita - Ex-Liceu A. Enes também à esquerda mas mais longe e escondido pelas árvores - Quartel (zona militar) à direita |
A posição do abrigo e dos carris seria mais ou menos conforme indicado nesta Foto 5.
Foto 5 - Google Earth recente
Foto 6 |
Uma grande muralha agora cortando a actual av Luali
Vista - através do abrigo e da muralha - para a Catembe ao fundo
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Recentemente a rua que descia frente ao Quartel foi cortada por uma "grande muralha" que se vê a cinzento na foto 6. Agora é este o quartel general mas a primeira parte da história do Quartel do Alto Maé é contada nesta mensagem do HoM.
A história completa do tramway de Lourenço Marques/Maputo, Moçambique com muitas imagens e especificamente com a explicação da carreira do carro amarelo/verde para este Quartel que seguia na parte mais a sul pela Avenida D. Manuel (tempo da Monarquia), depois Av. 5 de Outubro (tempo da República) e actualmente Av. Josina (tempo da Independência) pode ser vista no site especializado do Eng. Emídio Gardé.
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