Este prédio de linhas clássicas da antiga cidade de Lourenço Marques, actual Maputo fica no lado poente da Av Marx, antiga Central fazendo esquina com Av. Josina e alberga actualmente o Restaurante Impala. Como veremos o prédio tem 110 anos de idade no mínimo e parece ser totalmente em alvenaria.
FOTO 1 - actual
Antigo prédio recentemente com o Restaurante Impala visto para sudoeste foto original do HoM - clique para aumentar |
Este prédio aparece em inúmeras fotos antigas, caso da foto seguinte, pelo que devia ser o prédio de maior estatuto na zona enquanto as casas de madeira e zinco deviam ainda reinar na cidade. É o caso da foto seguinte de c. 1905 o que seria o segundo ano de operação do tramway na cidade e de que se vê as linhas
FOTO 2 - de c. 1905
A seta verde na vertical aponta a actual Av. Marx
A seta branca na horizontal aponta a actual Av. Josina
|
Marquei na FOTO 2 a amarelo e vermelho os mesmos pormenores que marquei na FOTO 1 e que confirmam a identificação. A vermelho na FOTO 1 não estão os vasos cerâmicos que se vê na FOTO 2 mas vê-se que havia lá os suportes para eles e que estão quebrados
A modificação principal é que havia arcadas ovais no R/C na FOTO 2 e agora são linhas rectas. Provávelmente essas ovais eram peças decorativas metálicas que foram entretanto retiradas. Quanto à estrutura e por exemplo ao frontão na Av. Marx, marcado a amarelo em ambas as fotos, são exactamente os mesmos.
Quanto às ruas deviam ser em macadam e notava-se que do cruzamento da Av. Josina para a Baixa só uma faixa de rodagem - a da esquerda = leste - estava a funcionar.
A linha de tramway (carro eléctrico) que se vê em primeiro plano na FOTO 2 ia (ou vinha conforme o sentido de circulação) para o Quartel do Alto-Maé vinda da actual Praça da Independência pela actual Av. Josina e como se vê na FOTO 2 curvando para a actual Marx na esquina em frente ao prédio.
Na FOTO 3 em baixo (digitalizações de postais que estiveram à venda no site delcampe.net reproduzidas com a devida vénia) está de novo o prédio clássico à esquerda mas visto da actual Av. Josina. Nesta foto nota-se a linha de eléctrico que passando por esta esquina seguia pela actual Av. Josina para o Quartel no Alto Maé (pela seta azul). A seta verde mostra carris curvando para subir pela actual Av. Marx, antiga Central, mas provávelmente não eram os que se viam na FOTO 2 mas uns que estavam na faixa do lado leste = nascente da avenida Marx. Estas tinha duas faixas com grande separador central entre elas e pelo menos a partir de certa altura cada faixa tinha o seu par de carris do eléctrico até ao cruzamento com a Av. 24 de Julho.
FOTO 3 vendo-se para o fundo a linha para o Quartel do Alto-Maé
A foto seguinte foi tirada um pouco atrás da posição da FOTO 3 e nela vê-se bem que havia um par de carris que seguia para uma faixa e outro par para outra faixa da Av. Marx. Nesta altura não era um cruzamento de vias, era uma verdadeira separação das vias pelo menos nesse troço da avenida.
FOTO 4 - de 1929
setas azul e verde - mesmo significado que na Foto 3
Vê-se que as duas linhas derivavam duma única linha de/para a baixa.
Oval rosa - mictorium/urinol colocado na faixa central da actual Av. Marx
|
Este mapa de 1906/10 com as linhas de eléctrico mostra a situação que se vê nas fotos, mas mostra só uma faixa a subir a actual Av. Marx:
Ver aqui que o prédio clássico da esquina originalmente devia ter só um piso.
Esta secção dos eléctricos/tramway de Lourenço Marques (actual Maputo) volta a ser abordada neste artigo.
Esta secção dos eléctricos/tramway de Lourenço Marques (actual Maputo) volta a ser abordada neste artigo.
A história completa do tramway de Lourenço Marques/Maputo, Moçambique com muitas imagens pode ser vista no site do Eng. Emídio Gardé.
Comentários
http://housesofmaputo.blogspot.com/2016/05/foto-de-lazarus-da-av-central-marx.html
onde se voltou a falar desse cruzamento.
A propósito, na Praça Mac Mahon actual dos Trabalhadores o que eu supunha ser um urinol era uma paragem e bilheteira dos SMV. Irei corrigir também. Cumprimentos.