A antiga Av. Francisco Costa (denominação do tempo da Monarquia Portuguesa pois o eléctrico começou a circular ainda na Monarquia) é a Av 24 de Julho (actualmente pelo Dia das Nacionalizações, anteriormente pelo Dia da Cidade). Uma imagem das mais antigas do tramway/carros eléctricos que me fazia confusão era esta (ver nova imagem aqui):
FOTO 1 - Av Francisco Costa = 24 de Julho
Edifício com arcadas à esquerda.
Linha de alimentação do eléctrico/tramway à esquerda
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O postal indicava tratar-se da Av. 24 de Julho e vê-se na FOTO 1 que a avenida tinha uma faixa pavimentada e a outra aberta mas sem estar pavimentada. Seria esta uma vista para a Polana ou para o Alto Maé? Inicialmente não reconheçia os dois edifícios e só depois o local foi identificado aqui.
Na foto seguinte vemos a avenida com a linha junto ao separador central e estava só uma faixa pavimentada como na FOTO 1
FOTO 2 - Av. 24 de Julho
Usando o Google Earth vê-se que a Av. 24 de Julho é mais ou menos plana na Polana e começa a descer dos 70 m de altitude a partir de pouco antes da Av. Cabral, antiga Princesa Patrícia até ao quarteirão entre as Av Guerra Popular, antiga Gen. Machado e Luthuli (o da esquina do Agha Kahn) onde atinge o mínimo de 34 m. A partir daí, que é digamos o seu terço final de comprimento, sobe até aos 56 m de altitude zona da Assembleia da República, antigo Cinema S. Miguel onde era o seu extremo inicial a oeste da cidade. Analisando então a FOTO 2 pode dizer-se que ela foi tirada na Polana e com o Alto-Maé ao fundo.
Mais uma foto na mesma avenida e de que conseguimos ter a certeza da posição porque nesta altura estavam já as duas faixas pavimentadas e a mota e o carro do lado oposto mostram o sentido de circulação. A posição parece ser muito semelhanate à da FOTO 2 olhando para os comprimentos e declives da avenida e para a posição do sol e sombra:
FOTO 3 - Linha de tramway na 24 de Julho
Foto tirada na Polana com o Alto Maé para o fundo. Linha de alimentação do eléctrico/tramway à direita |
Com as FOTOS 2 e 3 temos então boas indicações de que a linha da Polana estava na faixa do lado sul e aí ao lado do separador central. Isso pode ser comprovado depois porque surgiram imagens das linhas na Av. 24 de Julho na Polana que mostram que o tramway circulava aí na faixa do lado da Baixa (sul) - ver aqui as duas últimas fotos. Então conclui-se que a FOTO 1 foi tirada tendo para o fundo o local mais para nascente = leste da linha da Polana nesta avenida e que era a Ilha dos Galegos.
Podemos então ver como seria a linha na parte centro - oeste da avenida 24 de Julho e perto do depot. A Catedral católica estaria para a esquerda e o Alto Maé para o fundo:
Podemos então ver como seria a linha na parte centro - oeste da avenida 24 de Julho e perto do depot. A Catedral católica estaria para a esquerda e o Alto Maé para o fundo:
FOTO 4 - Av. 24 de Julho a meio dos anos 70
A linha, como nas FOTOS 2 e 3, esteve na faixa do lado esquerdo = sul |
Vê-se a meia distância o antigo depósito (depot) do tramway que é o pavilhão com telhado em V invertido e que fica do lado esquerdo (sul = lado da Baixa).
Na última foto vê-se o antigo depósito do tramway à esquerda mas agora totalmente tapado nas extremidades.
FOTO 5 - prédios brancos altos à frente, Alto-Maé para o fundo
Av. 24 de Julho no cruzamento com a Palme. A linha do eléctrico estava na faixa do outro lado |
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