Tramways/eléctricos de LM - identificação dum local na linha da Polana

Em que sitio exacto de Lourenço Marques, actual Maputo foi tirada esta foto do tramway que era na Avenida da Raínha como estava na legenda do postal?

FOTO 1
Avenida da Raínha
Avenida da Raínha era o nome da Avenida que tinha sido a Estrada da Ponta Vermelha quando foi construida na monarquia portuguesa (e esta linha de tramway foi construída em 1904 também na monarquia). Na República que foi estabelecida em 1910 a avenida passou a ser Miguel Bombarda, depois Brito Camacho e pouco depois da independência de Moçambique passou a ser Av. Lumumba.
Sabendo que era na Avenida da Raínha aí circulava a linha da Polana. Da posição dos carris na linha da Polana noutras fotos deduzi que esta foto era vista no sentido de viagem para a Ponta Vermelha/Governo Geral. A partir desse dado inicial vou explicar como descobri em que sitio exacto foi tirada esta foto. 

Primeiro dado da FOTO 1 - o cruzamento
No chão há um cruzamento na rede de carros eléctricos que são 2 linhas paralelas que em certos pontos permitiam a passagem de carros eléctricos circulando em sentidos opostos. 
Há uma mapa feito pela Delagoa Bay Co que indica entre outras coisas as linhas do eléctrico em 1910 e que inclui o pormenor dos cruzamentos.


Mapa 1 - Cidade em 1910 com a Linha do Eléctrico
Inseri ovais para marcar os pontos onde havia cruzamentos na linha da Polana
As ruas relevantes são ao centro na "vertical" é a Rua da Maxaquene, depois Princesa Patricia, agora Allende. Não havia ainda a actual Ho Chi Min entre as actuais Lumumba 
(aqui Estrada da Ponta Vermelha em vez de Avenida da Raínha) e a 24 de Julho (Francisco Costa). Olhando para estes cruzamentos na Linha da Polana supus logo que o da FOTO 1 fosse o que está marcada a castanho com 2 ovais ao centro da linha. 
O primeiro dado a retirar do mapa é que fala aí de American Consulate (Consulado Americano) nas redondezas e esses podem ser os edifícios "razoáveis" que se vêm na Foto 1 à esquerda por isso a hipótese não é rejeitada de imediato. 

Segundo dado da Foto 1 - a placa
À esquerda na Foto 1 há uma rua perpendicular à Avenida da Raínha com uma placa mas que é quase invisivel.  
Pormenor da Foto 1 - a placa

Outra dificuldade é que no Mapa 1 para esse hipotético local não há rua cruzando a Av. da Raínha. Mas há um Mapa de 1926 que cobre esta zona também.

Mapa 2 - Pormenor em 1926 da zona do cruzamento a castanho do Mapa 1
Vermelho: Entroncamento com a Rua António Ennes
Azul: Av. Miguel Bombarda (em 1910 era a Av da Raínha), actualmente P. Lumumba
Roxo: Av. Princesa Patrícia, actualmente Allende. 
Tomando como referência a Rua Princesa Patricia (no Mapa 2) e a Rua da Maxaquene (no Mapa 1) que são o mesmo e estão na mesma posição, a rua da placa no Mapa 2 seria a Rua António Ennes (anos depois António Enes passou a ser o nome da actual Julius Nyerere na Polana mas para aqui não interessa muito). Com esse dado olhando de novo para a placa parecem não restar dúvidas que está lá escrito RUA A. ENNES com a abreviação do António dada a falta de espaço.  
Cores invertidas
Está assim identificado o local da foto. Esta Rua A. Ennes que terminava aqui descendo da esquerda actualmente é a Rua do D. Almeida Ribeiro. É este o aspecto actual do que se via na Foto 1 até pouco depois da carroça.

FOTO 2
Rua Almeida Ribeiro, antiga Rua A. Ennes: primeira à esquerda
Av Lumumba, antiga Av. da Rainha): na vertical
Pode ver-se a A. Lumumba virando à ligeiramente à direita acima do entroncamento ("T") como se vê ao fundo na FOTO 1. Na FOTO 2 vê-se prédios e a barreira da Maxaquene à direita e o telhado azul abaixo do entroncamento da FOTO 1 é o actual Hotel Monte Carlo.

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