Em que sitio exacto de Lourenço Marques, actual Maputo foi tirada esta foto do tramway que era na Avenida da Raínha como estava na legenda do postal?
FOTO 1
Avenida da Raínha
|
Avenida da Raínha era o nome da Avenida que tinha sido a Estrada da Ponta Vermelha quando foi construida na monarquia portuguesa (e esta linha de tramway foi construída em 1904 também na monarquia). Na República que foi estabelecida em 1910 a avenida passou a ser Miguel Bombarda, depois Brito Camacho e pouco depois da independência de Moçambique passou a ser Av. Lumumba.
Sabendo que era na Avenida da Raínha aí circulava a linha da Polana. Da posição dos carris na linha da Polana noutras fotos deduzi que esta foto era vista no sentido de viagem para a Ponta Vermelha/Governo Geral. A partir desse dado inicial vou explicar como descobri em que sitio exacto foi tirada esta foto.
Primeiro dado da FOTO 1 - o cruzamento
No chão há um cruzamento na rede de carros eléctricos que são 2 linhas paralelas que em certos pontos permitiam a passagem de carros eléctricos circulando em sentidos opostos.
Há uma mapa feito pela Delagoa Bay Co que indica entre outras coisas as linhas do eléctrico em 1910 e que inclui o pormenor dos cruzamentos.
Mapa 1 - Cidade em 1910 com a Linha do Eléctrico
Inseri ovais para marcar os pontos onde havia cruzamentos na linha da Polana |
As ruas relevantes são ao centro na "vertical" é a Rua da Maxaquene, depois Princesa Patricia, agora Allende. Não havia ainda a actual Ho Chi Min entre as actuais Lumumba
(aqui Estrada da Ponta Vermelha em vez de Avenida da Raínha) e a 24 de Julho (Francisco Costa). Olhando para estes cruzamentos na Linha da Polana supus logo que o da FOTO 1 fosse o que está marcada a castanho com 2 ovais ao centro da linha.
O primeiro dado a retirar do mapa é que fala aí de American Consulate (Consulado Americano) nas redondezas e esses podem ser os edifícios "razoáveis" que se vêm na Foto 1 à esquerda por isso a hipótese não é rejeitada de imediato.
Segundo dado da Foto 1 - a placa
À esquerda na Foto 1 há uma rua perpendicular à Avenida da Raínha com uma placa mas que é quase invisivel.
Pormenor da Foto 1 - a placa
Outra dificuldade é que no Mapa 1 para esse hipotético local não há rua cruzando a Av. da Raínha. Mas há um Mapa de 1926 que cobre esta zona também.
Mapa 2 - Pormenor em 1926 da zona do cruzamento a castanho do Mapa 1
Vermelho: Entroncamento com a Rua António Ennes Azul: Av. Miguel Bombarda (em 1910 era a Av da Raínha), actualmente P. Lumumba Roxo: Av. Princesa Patrícia, actualmente Allende. |
Tomando como referência a Rua Princesa Patricia (no Mapa 2) e a Rua da Maxaquene (no Mapa 1) que são o mesmo e estão na mesma posição, a rua da placa no Mapa 2 seria a Rua António Ennes (anos depois António Enes passou a ser o nome da actual Julius Nyerere na Polana mas para aqui não interessa muito). Com esse dado olhando de novo para a placa parecem não restar dúvidas que está lá escrito RUA A. ENNES com a abreviação do António dada a falta de espaço.
Cores invertidas |
Está assim identificado o local da foto. Esta Rua A. Ennes que terminava aqui descendo da esquerda actualmente é a Rua do D. Almeida Ribeiro. É este o aspecto actual do que se via na Foto 1 até pouco depois da carroça.
FOTO 2
Rua Almeida Ribeiro, antiga Rua A. Ennes: primeira à esquerda Av Lumumba, antiga Av. da Rainha): na vertical |
Pode ver-se a A. Lumumba virando à ligeiramente à direita acima do entroncamento ("T") como se vê ao fundo na FOTO 1. Na FOTO 2 vê-se prédios e a barreira da Maxaquene à direita e o telhado azul abaixo do entroncamento da FOTO 1 é o actual Hotel Monte Carlo.
Comentários