Flying Angel de Lourenço Marques - histórico edifício junto ao Porto dos Pescadores

Este histórico edifício na Baixa de Maputo localizado entre a fortaleza e o Porto dos Pescadores ou Doca da Capitania pertenceu à organização da religião anglicana "Flying Angel", "The Mission to Seafarers" ou "Mission to Seamen". Esta foi fundada em meados do século XIX para prestar contacto humano e apoio não só religioso mas também logistico aos marinheiros em viagem. Por isso colocava missões junto aos portos mais movimentados que fossem frequentados por marinheiros britânicos como era o caso de Lourenço Marques (actual Maputo). Ver a actualidade da missão no fim da mensagem.
Na net este edifício quase não é referenciado sendo excepção o site sulafrica que tem esta menção e fotos (com a devida vénia): Também do Forte uma vista para a área portuária, um "armazém", que há muitos anos atrás tinha escrito na sua frontaria (uma palavra de cada lado do óculo) O Anjo Voador e, por baixo, Flying Angel..., o que em geral coincide com as reminiscências do escrevinhador do HoM.
Primeiro fotos mais ou menos actuais tiradas da fortaleza:
Do lado direito vê-se para o fundo o Porto dos Pescadores
Aqui são as traseiras do prédio: a porta principal ficava virada para o Porto
Agora uma foto tirada do prédio Millenium BIM também mais ou menos recente:
Enquadramento do ex-Flying Angel na Baixa
Prédio Fonte Azul, Praça, Fortaleza, Porto dos Pescadores
(www.sulafrica.blogspot.com)
E agora fotos antigas do Flying Angel, sendo a seguinte do início dos anos 70 e de  www.sulafrica.blogspot.com:
Flying Angel aqui pintado de azul mais escuro e com as inscrições
Agora uma foto aérea de entre c. de 1950 e c. 1955:
Fortaleza reconstituída e Prédio Cardiga já construído
E outra foto aérea mais antiga com o Prédio Fonte Azul do princípio dos anos 40 já construído mas ainda sem os Prédios Cardiga/ Rubi/ Santos Gil do principio dos anos 50:
Azul: Flying Angel junto à doca da Capitania / porto de pescadores 
Com o decorrer dos tempos "The Mission to Seafarers" foi-se adaptando às novas necessidades e origem dos marinheiros o que é explicado no seu site. Estranhamente aí não se referem a terem tido uma Missão em L.M. mas dizem que têm actualmente um capelão na cidade da Beira.

Comentários