Maputo também é terceiro mundo (2) - Esquina das Avs. Guerra Popular e Z. Manganhela. Casa Universo.

Depois de me ter referido ao tema "terceiro mundo" ou seja em linguagem oficial aos "países em vias de desnvolvimento" na mensagem e novamente sem desconsiderar ninguém, eis a meu ver um caso similar no que respeita a estas fotos da mesma Av. Guerra Popular (ex General Machado) mas na esquina com a Av. Zedequias Manganhela (ex Álvares Cabral). 


Casa Universo na esquina
Av. Guerra Popular à direita (alta)
Av. Zedequias Manganhela para o fundo (nascente)
Foto da mesma esquina mas mais distante.
Nas costas do fotógrafo fica a 

ex Fábrica de Cerveja Reunidas (primeiro Vitória) 
Dando agora um salto de mais de 60 anos para o passado conseguimos traçar a Casa Universo na altura da sua fundação e fundadores.
clique para aumentar
Para além do que a Casa Universo seria na altura como loja, deste texto deduzo que o prédio da Casa Universo se chamava Vila Fátima. Sobre isto lembro que noutra mensagem foi também apresentado o Prédio Fátima que é a um quarteirão de distância. 

Talvez os dois prédios estejam relacionados (teriam os mesmos donos?) mas a coincidência também me faz pensar que o Fátima nos dois prédios tinha a ver com a cultura oriental/religião muçulmana dos proprietários. Fátima era o nome próprio duma das filhas de Maomé que é particularmente venerada pelo ramo xiita da religião muçulmana segundo:
http://pt.wikipedia.org/wiki/F%C3%A1tima_%28filha_de_Maom%C3%A9%29.
Digo isto porque à primeira vista e no contexto de Moçambique ser uma colónia portuguesa, o nome Fátima sugeria uma ligação à religião católica (Nossa Senhora de Fátima). Interessantemente acaba por haver geográficamente uma ligação entre as Fátimas "ocidental" e "oriental" pois esta Nossa Senhora católica ficou conhecida pelo nome do município da sua aparição (tal como as de Lourdes, etc) e esse nome vem do tempo da ocupação árabo-muçulmana do actual Portugal. Por isso, como se pode ver neste exemplo menor do nome dos prédios, o oriente e ocidente juntarem-se primeiro em Portugal e depois voltaram a juntar-se em Moçambique e os efeitos desse contacto ainda perduram.

Comentários