Eis o cemitério de São Francisco Xavier que serviu a cidade de cimento de Lourenço Marques (actual Maputo) talvez até aos anos 40 ou 50 do século XX altura em que foi aberto um cemitério muito maior em Lhanguene (estrada de Marracuene - ver aqui).
O estado das campas no cemitério é lamentável e reflecte o abandono rápido e massivo da população de tradição católica/portuguesa a partir do 25 de Abril de 1974, que tinha vindo a utilisar o cemitério até aí.
Se não há família para tratar das campas quem vai tratar delas se os recursos do País mal chegam para tratar de muitos dos vivos?
Não sei o que está planeado mas com a degradação rampante e estando localizado no centro da cidade terá de haver uma solução - transformar-se num jardim mantendo-se a capela? Certamente que a sociedade civil e as igrejas terão uma palavra a dizer. Sobre o tema ver o blogue.
Primeira foto é de Yves Traynard de c. 2006:
A capela do cemitério frente à actual Av. Marx, antiga Arriaga e Central e foi marcada a verde nos mapas em baixo. Outra foto vendo-se a capela a partir dessa avenida:
|
Agora o que penso deveria ser 100% responsabilidade do Estado Português manter em condições:
Um pormenor desolador duma capela particular:
Uma campa bem identificada:
Provávelmente túmulos de Soldados Portugueses |
Um pormenor desolador duma capela particular:
Capela violada? |
Campa de Palmira de Oliveira Antunes da Costa Paz à sua alma e à de todos os aqui sepultados. |
Vemos na foto seguinte à esquerda o muro do lado sul do cemitério S. Francisco Xavier na actual Av Mondlane, antiga Pinheiro Chagas, a que está marcada a vermelho nos mapas em cima.
Antigo cemitério de SF Xavier à esquerda, prédio da Ronil à direita
|
Podemos ver a origem do cemitério de São Francisco Xavier em mapas da cidade. Para os menos familiarizados com ela reparem nas cores das avenidas que estão coerentes nos quatro mapas (embora nem todas elas estejam em todos eles):
Datas importantes para oo cemitério de São Francisco Xavier marcado a "preto" 1895: o cemitério estava planeado para ficar logo a seguir ao limite norte da cidade e mais ou menos para este local. 1903: já instalado/planeado exactamente neste local mas vendo-se a cidade a crescer para norte. 1910: sem modificações em relação ao anterior. 1926: No quarteirão acima surgem os cemitérios para religiões não cristãs |
Podemos ver a entrada dum cemitério doutra religião na foto seguinte também de Yves Traynard de 2006. Este suponho que fica no quarteirão imediatamente a norte do do SF Xavier (que era cristão) tal como estava marcado no mapa de 1926 (Parsi):
Muro do cemitério Parsi (THE ?ARSI ?? DA ?RIAN) |
Este cemitério Parsi ou Farsi que é uma religião zoroastriana e por isso de origem persa e de que se fala aqui ficará então na actual Av. Maguiguana, antiga Latino Coelho, a que está marcada a amarelo nos mapas de a partir de 1903-6.
O antigo cemitério muçulmano fica ao lado deste e dele falo aqui.
Voltando ao cemitério cristão de SF Xavier, de referir ainda que neste artigo tinhamos falado do cemitério da cidade anterior a este, o de São Timóteo.
De notar ainda que há um filme da RTP com os dois cemitérios modernos da cidade, começando por este, em imagens de 1961.
Comentários