O clássico Octávio R. Lobo na Baixa de Lourenço Marques (actual Maputo) era uma firma com largo espectro de negócios como se pode ver na publicidade de 1929 ao fundo da mensagem. A sua loja inicial ficava no cruzamento das actuais Ruas Consiglieri Pedroso e da Mesquita, antiga Salazar e Francisco Ferrer, na esquina dos lados sul e poente.
Prédio do antigo Octávio R. Lobo em bom estado de conservação (www.sulafrica.blogspot.com) |
A foto seguinte é semelhante à de cima e dá a vista da Rua Consiglieri Pedroso para a Praça dos Trabalhadores no cruzamento com a Rua da Mesquita.
Foto original HoM - clique para aumentar |
Comparando o estado do edifício renovado que se via na foto de cima com uma foto bastante anterior notam-se bastantes alterações para além da nova pintura com a cor laranja. Por exemplo a cobertura mais exterior da varanda do primeiro andar que existia foi retirada, a grade da varanda parece que foi substituida e foram acrescentadas colunas no rés do chão do lado Rua da Mesquita.
Foto do edifício antes da renovação
Edifício do antigo Octávio R. Lobo e anteriormente Hotel Savoy visto para poente |
Há uma foto do Hotel Savoy bastante comparável com o edifício na foto de cima.
Octávio R. Lobo tinha sido o Hotel Savoy
Na foto seguinte vê-se a cobertura do Mercado Municipal ao fundo do lado direito por isso ela tem de ser de ou pós 1904.
Ver aqui outro artigo em que por exemplo aparece na FOTO 1 a mesma fachada lateral virada a sul do Hotel Savoy.
Anúncio no Album de Santos Rufino de 1929
Mas o escrevinhador do HoM na altura tinha outros interesses e o seu paciente e carinhoso avô levou-o a esta loja do Octávio R. Lobo para lhe oferecer a sua primeira bicicleta que no pouco tempo em que ficou sem estragar a pintura tinha a cor assim - Phillips azul metalizada.
Na mensagem falamos dum projecto do Arquitecto Pancho Guedes para esta firma dum prédio a uns 150 metros daqui seguindo em frente pela rua da foto em cima para Praça dos Trabalhadores, antiga Mac Mahon. |
Comentários