Este é um edifício em forma de H ao centro do recinto do Hospital Central de Maputo, antigo Hospital Miguel Bombarda nos anos 40 e 50 do século XX. Quando foi construido era a "Enfermaria para Indigenas".
FOTO 1
Primeiro pavilhão da "Enfermaria para Indigenas" Foto e em selo de Moçambique de 195 |
FOTO 2
FOTO do edifício em forma de H depois de 1940. Amarelo: Actual Av Mondlane, antiga Pinheiro Chagas Azul: Actual Av. Neto, antiga 31 de Janeiro |
Noto que havia entradas para cada uma das hastes do H por cada uma das duas avenidas horizontais. Pela antiga Pinheiro Chagas, actual Mondlane passando pelo jardim para a haste Sul do H, pela antiga 31 de Janeiro e para a haste Norte do H havia uma rua directa que se vê ao fundo na foto de cima e que se percebe melhor na foto de baixo onde se vê a rua passando por uma casa isolada antes da entrada no H.
FOTO 3
H talvez dos anos 50, noventa graus para a esquerda da FOTO 2 Azul: Actual Av. Neto, antiga 31 de Janeiro Roxo: Actual Av. Allende, antiga Princesa Patricia |
Nesta imagem recente e comparando com a FOTO 2 podemos ver que o edifício continua a existir tal como era desde a sua construção cerca de 1940.
FOTO 4
H recentemente, quarenta e cinco graus para a esquerda da FOTO 2
|
Nesta imagem do Google Earth podemos verificar que a posição e os contornos da sua planta em H se mantêm actualmente.
H na mesma posição da Foto de 1939 |
É interessante notar que em 1926 já havia no Hospital un edifício em H mas era muito mais perto da entrada na Av Pinheiro Chagas, actual Mondlane. Esse foi demolido há muito tempo.
MAPA de 1926, outro H anterior
Outro edifício anterior em forma de H |
Para este Hospital ter tido dois edifícios em forma de H alguma razão haverá. Suponho que seja para optimizar a ocupação do espaço e do uso do equipamento e do pessoal (que se concentrarão na ligação entre as hastes), para melhor arejamento e para iluminação, mas não sei de certeza.
Ver mensagem com mais dados e fotos principalmente da altura da construção.
Ver mensagem com mais dados e fotos principalmente da altura da construção.
Comentários