Zuid-Afrikaansch Handelshuis (ZUID) - O pessoal e a localização de fotos antigas (1)

Zuid-Afrikaansch Handelshuis - Casa ZUID (Sul) era uma "trade house" holandesa presente em Lourenço Marques, actual Maputo. Em termos de fotos e de edifícios as únicas antigas que há na Internet são num arquivo holandês que era a Universidade de LeidenSegundo a informação original duma das fotos (FOTO 1, actualmente indisponível) estes são os funcionários superiores da Casa ZUID na Rua Araújo, Lourenço Marques, Brasil (sic) que eram John Gnodde (gerente geral), Kees de Boer (director de vendas), Olga Ferreira (secretária executiva), Wim Noordijk e Pedrosa de Lima.

FOTO 1
Cerca de 1953: Foto tirada na Rua Araújo.

Dum lado o emblema da Zuid, do outro o da Philips que era o "campeão" da indústria holandesa. 
Eu só conhecia uma loja da ZUID na Rua Lapa, acho que no Prédio Rubi frente à Papelaria Académica. Por isso, para localizar a ZUID original que era na Rua Araújo saltamos primeiro para os anos 60 de que há a foto seguinte:

FOTO 2
1960s: Néon da ZUID num prédio da Rua Araujo 
frente ao Varietá que foi demolido em 1967- VW 

E nesta outra foto dos anos 60 temos outra visão dessa ZUID do site delagoabayworld

FOTO 3
1960s: ZUID ao fundo à direita com o mesmo néon vertical - CASA ZUID
(carrinha Austin)

A FOTO 3 foi tirada debaixo do prédio COOP e saltamos dos anos 50/60 para Santos Rufino em 1929 e podemos ver aí melhor em duas fotos esse prédio das colunas (nessa altura pintado de cor clara) dos seus dois lados nascente e poente.

FOTO 4
1929: Vista na Rua Araújo para poente

Na FOTO 4 o prédio das colunas está à direita mas comparando-o com a FOTO 3 nota-se que no passado a varanda era aberta. A partir dessa varanda podemos localizar o prédio que veio a ser da ZUID noutra foto da mesma época: 

FOTO 5
1929: Vista do Hotel Carlton para nascente = leste
prédio das colunas ao centro, na Rua Araújo

Nestas FOTOS 4 e 5 de 1929 nota-se que o prédio onde nos anos 60 era a ZUID já existia mas não há nenhuma identificação visivel de ser aí a ZUID em 1929. E também na FOTO 1 não aparecem colunas como o prédio foi tendo ao longo do tempo.
Por isso quanto à localização da FOTO 1, provávelmente a direcção e escritório da ZUID em L.M., para já nada de concreto na Rua Araújo. 
Noutro artigo esclareço a localização duma loja da ZUID em fotos muito mais antigas e incluida no mesmo site de fotos holandesas. 

Comentários