O objectivo desta mensagem é explicar o processo do prolongamento da antiga Avenida Central, actual Marx até à Rua Consiglieri Pedroso. Vamos começar por ver e localizar imagens actuais desta zona da baixa de Maputo, antiga Lourenço Marques.
Regressemos ao passado.
FOTO 1
Av. Marx olhando para norte, cruzamento com Av 25 de Setembro a uns 100 metros à frente deste ponto |
NB: Estas direcções estão marcadas numa foto de Google Earth em baixo.
Agora veremos o cruzamento da Av. Marx com a Av 25 de Setembro de vários ângulos.
FOTO 2
Av. Karl Marx cruzando com a Av 25 de Setembro. Esquina sul-poente em frente |
FOTO 3
Em frente a parte final da Av. Marx depois de passar o cruzamento com a Av 25 de Setembro |
FOTO 4
Av. Marx cruzando com a Av 25 de Setembro. Esquina sul-nascente em frente. |
GOOGLE EARTH actual
A zona da Av. Marx marcada em cima a vermelho em 1929 estava ocupada por prédios. Com excepção dos trabalhos para a abertura da actual Praça da Independência, as demolições feitas nessa zona da Baixa parecem-me caso único na cidade. Só com elas foi possível ultrapassar neste eixo a configuração acanhada do burgo inicial confinado pelo pântano e pela linha e fortes de defesa.
A melhor imagem desta zona antigamente é de 1929 (Santos Rufino) e é vista de sul para norte, tendo sido tirada do Hotel Carlton olhando para norte (ver também foto em cima para as cores correspondentes). Penso que aqui se vê bem o que foi necessário demolir para se chegar à situação actual.
FOTO 5
Vermelho: Local onde está agora a Av. Marx entre a Av 25 de Setembro e a Rua Consiglieri Pedroso, que estava ocupado e foi preciso demolir Os limites da zona demolida Amarelo: Rua Consiglieri Pedroso, a sul Roxo: Antiga Travessa do Forte da Linha, a nascente Outros indicadores: Branco: Travessa António Furtado Verde: Travessa da Catembe Seta verde clara: Casa Tobler Seta branca e verde: Obras Públicas na Av Karl Marx, mais para norte deste local |
Noto ainda que entre as setas Rosa e Laranja passava a actual Av 25 de Setembro (Castanho em cima). Na FOTO 5 marquei do lado esquerdo (poente) únicamente o que terá sido necessário para fazer o prolongamento da antiga Av. Manuel de Arriaga. Não sei se na altura se demoliram mais prédios para a esquerda ou se eles foram demolidos posteriormente pois nos anos 60 foi aí pelo menos construído um prédio (mais alto à direita na FOTO 7) fazendo face à Manuel de Arriaga o que implicou a demolição do que existiria fora da área marcada a vermelho.
Há outra imagem da mesma altura frente ao Mercado que embora enviezada permite ter ideia do que existia do lado oposto ao da FOTO 5 (vista da Consiglieri Pedroso) e que teve de ser demolido também.
FOTO 6
Santos Rufino 1929
Vermelho: Local onde está agora a Av Marx entre a Av 25 de Setembro
e a Rua Consiglieri Pedroso, que estava ocupado e foi preciso demolir
Castanho: actual Av 25 de Setembro, ex Av. da República
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Se vir na FOTO 5 o telhado do prédio mais alto que foi demolido na ex Av. da República pode verificar que na FOTO 6 dentro da marca vermelha está o mesmo prédio (pelo formato do telhado). Do lado nascente dele vê-se na FOTO 5 que também foi demolido um prédio mais baixo mas esse na FOTO 6 não é visivel.
Esta é outra foto desta zona tirada no final dos anos 60 já bastante tempo depois da actual avenida Marx ter ocupado o espaço deixado livre pelas demolições acima indicadas.
FOTO 7
Alexandre Lobato: A Av Manuel de Arriaga (actual Marx) irrompeu pela antiga Travessa da Linha e chega hoje à Consiglieri Pedroso. Ver direcção desta FOTO 6 no Google Earth actual em cima |
Nesta FOTO 7 pode-se ver um prédio antigo ao fundo em frente com uma cúpula no telhado. Na FOTO 5 estava marcado com a Seta Azul e como estava para sul da Consiglieri Pedroso esse, tal como o prédio marcado com a Seta Verde clara não foram demolidos, como se pode confirmar. São os antigos Eduardo Silva e Tobler que se vêm a seguir.
FOTO 8
Ex Eduardo Silva e Tobler no fim da Av. Marx, Rua Consiglieri Pedroso para sul da zona que foi preciso demolir |
Espero nesta mensagem ter feito compreender o que era esta zona da cidade até 1929. Lembro ainda que foi aproximadamente no local onde vai o carro VW claro na FOTO 7 que existiram as Portas da Cidade e o Forte da Linha.
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