Antigas Portas da Cidade de Lourenço Marques, actual Maputo

Legenda original: Estrada de saída de Delagoa Bay
A gravura de cima vem do livro The Key To South Africa: Delagoa Bay de Montague George Jessett (MGJ) de 1899 disponível em pdf no site da Universidade de Toronto. Mostra a saída da cidade por umas portas que eram chamadas da linha ou da cidade. Podemos ver o mesmo local e construções em gravura publicada por Augusto de Castilho  no livro "O Districto de Lourenco Marques, no presente e no futuro" de 1881/82 e reproduzida do livro Xilunguíne de Alexandre Lobato (AL):
AL: ao fundo a Linha da Defesa com as Portas da Cidade 
no caminho da futura Av. Central (depois Arriaga, actual Marx).
HoM: por trás da linha o antigo burgo de Lourenço Marques (LM)

Um pormenor das portas da linha e da linha de defesa de que elas faziam parte:
AL: atrás da Porta da Linha vê-se um mastro com uma gávea.
(que provávelmente deu o nome à rua que por aí estava)

Vemos agora uma foto que deve ser de cerca de 1890:
AL: antigas Portas da Cidade, à entrada da Travessa da Porta da Linha

Vamos agora localizar e compreender mais precisamente nos mapas o local destas Portas. O mapa de 1882/84 está em cima e o de 1876 em baixo. Eles estão aproximadamente alinhados e com as cores faço a correspondência entre as ruas nos dois. 


(clique na imagem para aumentar)
Verde Claro: Travessa da Porta da Linha, ao centro-alto
"4": FORTE DA LINHA (só existia em 1876, foi demolido depois)
"5": FORTE DE S. JOÃO (nos dois mapas), ficava mais ou menos
onde agora é a esquina do Prédio Pott.
Noto que o mapa mais recente é o de cima isto é de 1882 a 1884. Pode-se ver nesse mapa que a ilha que era L.M. tinha já duas saídas
1. A saída mais para nascente = leste, que penso existiu primeiro. Ficava no seguimento da Travessa da Fonte (perto do FORTE 5 no mapa de baixo) e que corresponde mais ou menos à actual Av. S. Machel. Já falamos sobre ela no HoM na mensagem sobre a Estrada para o Lydenburgo. Nunca vi imagem de haver aí portas monumentais como as que se vêm nesta mensagem.
2. A saída mostrada nesta mensagem que ficava no seguimento da Travessa da Porta da Linha e que corresponde à  actual Av. Karl Marx. Diz Alexandre Lobato que era um antigo caminho de areia que descia do Alto das Machambas e circulava pelo pântano. Mas o que se vê no mapa é que em 1876 nessa posição a linha fortificada não tinha abertura. Segundo Alfredo Pereira de Lima no livro "Pedras que já não falam" de 1972 um primeiro alargamento da Porta da Linha aconteceu ou em 1883 (pág 173) ou em 1888 (pág 86) e as minhas estimativas eram entre 1876 e 1882/84 o que se coaduna com a primeira hipótese. A razão para o fazer foi para permitir a passagem de carretas para o Transvaal. Essa situação deve ter correspondido à percepção de que a segurança do burgo tinha melhorado pois abria-se aí mais uma via para ataques adversos, o que veio a ver-se não tinham ainda terminado.   


Mais uma gravura das antigas portas da cidade
Para compreender o que aconteceu nesta zona do Forte da Linha (actual Av. Marx) uns bons anos depois (após 1929) para chegarmos à cidade actual ver a mensagem.

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