Autódromo de Lourenço Marques: construção e situação actual

3 Horas de LM em 1969
Bancada ao fundo
A bancada do autódromo abandonada em 2008
Foto de Kundalini - Carlos Rocha
3 H de LM em 1972
Boxes à esquerda e 

ao fundo Hotel 4 Estações em construção
Charutos/fórmulas na recta das dunas junto à praia
O assunto do autódromo do ATCM (Automóvel e Touring Clube de Moçambique) do ponto de vista desportivo e da máquinas estará certamente bem coberto nos sites listados em baixo. Nesta mensagem sumarizo rápidamente o conteúdo aí encontrado relativo à construção. 

O Autódromo de L.M. foi o primeiro existente no então "império" português, embora numa primeira fase uma parte fosse na via pública sendo necessário cortar o trânsito normal em dia de corridas. Essa primeira fase foi inaugurada em 1962 mas em 1970 (ver o cartaz em baixo pois muitos sites dizem que foi em 1972)  foi inaugurada a pista completa. Para esta aproveitou-se parte do "miolo" da primeira fase e deixou de ser usada a "recta da praia" que partilhava a estrada marginal para a Costa do Sol. 
Vista para norte com a praia do lado direito
Autódromo na segunda fase já independente da via pública. 
À esquerda, na recta, vê-se a bancada oficial e as boxes. 
O autódromo tinha antes partilhado a estrada para a Costa do Sol que se vê à direita da foto de cima marginando a praia. Nessa fase anterior, dunas de cerca de 4 metros de altura entre a estrada e a água serviam de bancada natural desse lado do circuito.


Cartaz das 3 Horas de Lourenço Marques em 1970
com o diagrama da fase 2 do autódromo.
Este diagrama da pista corresponde à foto de cima.

A recta maior na fase 2 passou a ser no interior da terra
e as "chicanes" do lado do mar.
Imagem em sentido contrário da 
segunda fase em dia de corridas
Cidade ao fundo 
(do site Voando em Moçambique)

Olhando para a foto mais ou menos actual de baixo, não se pode ainda dizer que "aqui jaz o antigo autódromo" mas suspeito que não demorará muitos mais anos. Numa das notícias em baixo falava-se de reconstrução mas não sei se se concretizou por inteiro. Também li sobre umas guerras para a direcção do ATCM que não sei se estão relacionadas com os assunto "imobiliário". 
Pelo menos nesta foto a pista parecia estar pouco transitável.
Localização junto à costa = grande pressão económica/imobiliária
Há um novo armazem (Shopping) no centro que já fez ser cortada,
do lado da praia, uma da curvas da fase 2 da pista.
Google Earth
Verde
: Bancadas do autódromo originalmente
Vermelho: Shopping intruso
Amarelo: Avenida marginal que na Fase 1 fazia parte do circuito.
Para a direita segue para a Costa do Sol.
Eis o esquema do autódromo, igual ao do cartaz de 1970 em cima mas deitado.

2.089 mile purpose built circuit
O circuito definitivo na Costa do Sol


Este esquema também indica o sentido da corrida o que corresponde ao que se vê na primeira foto com as boxes ao fundo embora como isso é em 1969 o traçado ainda não devia ser este (a curva em primeiro plano estava relativamente perto da bancada).

O texto do site sul-africano silhouet motorsport acompanhante deste diagrama baralha tudo mas o mais importante já foi dito em cima. Por isso só aproveito o que me parece correcto: The first three hour race held in 1966 was part of the Springbok Series, but in 1967 seven spectators were killed when (Lucky) Botha's Brabham crashed in a minor race meeting; Used up to at least 1972, when Gerry Birrel and Jochen Mass won the 3 Hrs race in a Chevron B21.


Sobre os circuitos automóveis de Lourenço Marques dos anos 50 e início dos 60 ver aqui aqui.
-----------------------------------
MAIS INFO
O blog motorsportinangola publica esta mensagem elucidativa sobre o
Autódromo de LM
e sobre corridas de Karts em L.M. e procurando deve ter muito mais informação
Outro blog ligado ao automobilismo 
amigosjaponesesantigos 
junta também mais informação e fotos
Aqui falava-se do passado e de planos que não sei se se concretizaram
E mais informação é dada em 
http://autosport.pt/autodromo-lourenco-marques=f64170

delagoabayword dedica bastante atenção ao assunto e apresenta 

Mapa e relato pessoal de grave acidente na pista
Cartazes da inauguração
Livro sobre automobilismo em Moçambique
3 Horas de Lourenço Marques

http://www.flyslotcars.com/coche-slot_en.asp?mod=82

During winter the African fought the Springbok Series, a championship which hosted the best figures of motorsport. For 8 years, from 1965 until 1973, when started the oil crisis caused by the Yom Kippur War, the southern cone ...homed a championship. Beginning the first week of November with Kyalami 9 hours and 3 hours following in Cape Town at the Killarney circuit, 3 Hours Lourenço Marques, at the racetrack Costa do Sol of Mozambique, 3 Hours Kumalo in Rhodesia , 3 Hours Roy Hesketh Circuit, in Pietermaritzburg, South Africa) to end 3 hours Goldfields in Welkom South Africa after a month and a half of competition. 

http://www.racingsportscars.com/track/Louren%C3%A7o%20Marques.html

sportscarportugal2 - 3 Horas de LM

Comentários