Prédio do Arquivo Histórico de Moçambique, de cerca de 1947 à actualidade, Baixa de Maputo

Foto recente do Arquivo Histórico de Moçambique na Baixa de Maputo
Fachada do edifício com a entrada na Travessa do Varietá
Nestas fotos a entrada principal com o cartaz por cima está na Travessa do Varietá (TV). Encostado ao edifício para sul está a traseira da actual Universidade Mondlane. Para o fundo dela da TV vê-se a Av. Mártires de Inhaminga e depois o recinto do Porto. Na primeira foto para a esquerda da esquina está a Rua Bagamoyo (RB) e depois começa a uns 60 metros a Praça 25 de Junho. 
Como podemos ver nesta mensagem o edifício do Arquivo foi construido em 1941/42 e formava um conjunto com o edifício da Estatística e Conselho de Câmbios também localizado do lado norte deste quarteirão. Podem-se ver aqui imagens desse edifício mas o desenho que se vê em baixo é bem explícito:

Estatística, Conselho de Câmbios e Biblioteca Histórica de 1939 - alçado
Amarelo: volume central na esquina redonda entre a Praça e a RB 
e com uma pequena parte na RB
Azul: Fachada do corpo lateral totalmente na RB (Rua Bagamoyo) 
Em 1947 projectou-se uma modificação do edifício da Estatística, etc que como se vê em cima na RB inicialmente tinha dois pisos. Como o Arquivo estava encostado a ele e devia estar também a necessitar de ampliação, a modificação foi feita englobando os dois edifícios.

Modificação de 1947 dos edifícios da Estatística e do Arquivo
Alçado para a RB
Amarelo: projecto para o volume central da Estatística 
- foi executado mas de forma mais simples.
Castanho: parte do Arquivo encostada à Estatística
Roxo: acrescentando o terceiro piso à Estatística e ao Arquivo

- foi executado como se vê no redondo e no resto da primeira foto
A modificação projectada em 1947 dos dois edifícios mais directamente no que respeita ao Arquivo foi a seguinte:

Modificação de 1947 - alçado para a Travessa do Varietá
Alteração de 1947 principalmente do Arquivo
Roxo: aumento dum piso, o terceiro
Laranja: alteração do corpo central (entrada)
Como podemos ver nas primeiras fotos os corpos laterais do Arquivo foram modificados como previsto no projecto de 1947 com o aumento de 2 para 3 pisos, tal como aconteceu no edifício da Estatística. No entanto o corpo central/entrada do Arquivo não foi alterado da forma espectacular que tinha sido prevista. A imagem seguinte mostra isso para a porta de entrada mas as primeiras fotos confirmam-no para os andares superiores.
Entrada do Arquivo Histórico não seguiu os planos de 1947
A foto seguinte é de meados dos anos 60 nela vê-se principalmente a esquina arredondada do Arquivo entre as actuais RB e TV e um pouca da fachada (comum com a estatística) na RB.
Teatro Varietá na Rua Araújo, actual Bagamoyo nos 60's - VW Brasilia
Nesta última foto depois do Teatro tinhamos o Dancing Aquário na esquina da Rua Araújo com a Travessa do Varietá e depois dela estava a esquina arredondada do Arquivo tal como existe agora. Ao fundo vê-se também o bloco resultante da segunda grande ampliação da Estatística que feita cerca de 1960 frente à Praça actualmente 25 de Junho, mas nessa altura o edifício do Arquivo não foi afectado (só a ampliação projectada em 1947 foi comum). 
Outras mensagens mostram como esta parte nascente = leste da actual Rua Bagamoyo era ao princípio cerca de 1895 e como passou a ser alguns anos depois.

Comentários