Residência do Governador-Geral na Ponta Vermelha: de 1929 até 1974 (2/3)

Vimos na mensagem anterior a Residência do Governador-Geral (GG) ou Palácio da Ponta Vermelha (PV) até cerca de 1929. Vimos também um texto em que se dizia que em 1939 houve uma profunda remodelação para a visita do presidente português Óscar Carmona. 
São imagens do edifício resultante da remodelação que vamos mostrar nesta mensagem. Pelo menos do exterior como é em estilo "português suave" parece nada ter nada a ver com o original.

FOTO 1 de 1939?

Fachada da entrada principal ("vermelha" no MAPA)

FOTO 2 dos anos 50?
Mesma fachada da entrada principal (foto do album fotográfico "Descoberta e Soberania")

FOTO 3
Foto de cerca de 1939 após a remodelação

Na FOTO 3 a fachada que se vê à esquerda da esquina é a "laranja escura" do MAPA, à direita da esquina está a fachada "vermelha".
Em baixo uma foto do início dos anos 70 dado que se construíam as Torres VermelhasA fachada que se vê nesta FOTO 4 à direita da esquina é a que está marcada a "laranja claro" no mapa em baixo e que não tinhamos visto ainda nas fotos anteriores. Via-se para a esquerda da esquina da FOTO 4 a fachada "vermelha", quer dizer a da entrada principal FOTO 1 e a da FOTO 2 à direita.

FOTO 4 de cerca 1970
Foto para poente = oeste. Fachada "laranja clara" no MAPA  
virada para a actual Av. Nachinwea, antiga Rua Infante D. Henrique

E agora a foto mais recente, parece-me que com uma das duas bandeiras de Moçambique pós-independência. Vê-se aqui à direita da esquina a mesma fachada que estava à direita na FOTO 4, por isso estas duas últimas fotos foram tiradas mais ou menos na mesma direcção.

FOTO 5 dos últimos anos
Ver no MAPA: foto quase como na seta roxa:
fachada "vermelha" à esquerda, fachada "laranja clara" à direita da esquina

Na FOTO 5 vê-se uma cobertura à entrada na fachada principal (vermelho) que não existia nas fotos anteriores a preto e branco. A fachada para a direita da esquina estava semelhante ao que se via na FOTO 4 à direita da esquina.
Para a localização relembro o mapa de 1915 ao centro do qual está a Residência do Governador-Geral antes da remodelação mas que para esse efeito era o mesmo edifício que aparece em cima. Marco então aí as suas fachadas conforme indiquei para as fotos anteriores e em relação às ruas limítrofes:

MAPA
Laranjas e vermelho: três das fachadas do palácio do G-G na PV
Linha azul: Rua Mariano Machado
Rosa: Rua Infante D. Henrique
Verde e creme: passagens no jardim dos lados sul e sudeste

Vamos agora ver duas fotos com a localização do Palácio na Ponta Vermelha em fotos dos anos 40 em que se via muito bem que o edifício já tinha tido a remodelação que se observa nas fotos anteriores (marca amarela).

Vistas da Ponta Vermelha na cidade de Lourenço Marques, actual Maputo

Amarelo: Residência do GG ou Palácio da PV
Vermelho: Governo Geral ou Sede do Governo
Verde: Museu
Rosa: Quartel General
Seta azul clara: Procuradoria

Linha azul: Rua Mariano Machado, depois Bartolomeu Dias
Rosa: Rua Infante D. Henrique

Comentários