Tramways/eléctricos de LM - diagrama de funcionamento e mais informações

Baseando-me num mapa e diagrama de 1906 originalmente da Delagoa Bay Co. em baixo apresento o esquema inicial de circulação dos tramways/eléctricos (bondes no Brasil) de Lourenço Marques (LM). 
Na primeira imagem inclui-se do Centro da cidade para a zona do Alto Maé (poente = oeste da cidade) e na segunda imagem inclui-se do Centro para a zona da Polana (nascente = leste da cidade).
O mais relevante para perceber o diagrama é que para o Quartel do Alto Maé e para a Polana havia eléctricos circulando nos mesmos carris mas em sentidos opostos o que permitia ao utente escolher, entre qualquer ponto dessas linhas, quer fosse o trajecto mais curto, quer fosse o horário mais conveniente. No entanto como veremos depois, a tarifa estava relacionada com a distância percorrida pelo que não era o mesmo usar uma ou outra linha entre as mesmas duas paragens.

Bairros do Alto-Maé e Central
1. Verde/amarelo: linhas para o Quartel do Alto Maé circulando em sentidos opostos
2. Azul/vermelho: linhas para a Polana (
Governo-Geral e Quartel General)
circulando em sentidos opostos (ver em baixo o fecho dessa linha não mostrado aqui)
3. Preto: Linha única para o CemitérioDe facto aqui era para a zona do Dispensário 
na esquina com a Av. Luciano Cordeiro, actual Luthuli, passando pelo Cemitério
 mas não posso confirmar.
Castanho: O depôt (depósito) dos eléctricos na Av. 24 de Julho
Roxo: A central geradora junto ao depôt
Oval cinzenta: englobando passagem comuns de linhas ou paragens comuns.
Laranja: Linha da Baixa, a única que não passava pela Av. Central.
Bairros Central e Polana/Ponta Vermelha
Linhas da Polana 
Azul: Circulação na linha no sentido dos ponteiros do relógio
Vermelho: Circulação na linha no sentido contrário aos ponteiros do relógio

Podemos pôr as duas imagens lado a lado através da Avenida Francisco Costa e da estrela rosa e do Círculo rosa Sul. Estes dois mais o Círculo rosa Norte que só se vê na primeira imagem são pontos importantes dos eléctricos na Av. Central e são explicados numa mensagem específica.

Mais informações:
a. Sobre a linha do Cemitério e depois Alto Maé ver um pouco mais aqui;
b. Estes mapas mostram também os pequenos troços onde havia cruzamentos ou desvio na linha para que os eléctricos circulando em sentido oposto se pudessem cruzar sendo a linha em 99% do traçado em via simples. Uma das queixas dos utentes era que por vezes um carro eléctrico tinha de recuar centenas de metros até ao cruzamento mais próximo para deixar passar o outro carro circulando no sentido oposto, o que gerava atrasos. 
No primeiro mapa vê-se que na Av. Aguiar (actual Av. Machel) onde as linhas Verde/amarelo, Azul/vermelho e Preto passavam, só havia dois cruzamentos nos extremos dum longo troço único.  Apesar da concentração de linhas não penso ser aí que acontecesse o problema dos recuos pois como o troço era uma recta devia-se ver bem quando estava livre para se poder entrar nele. O guarda-freio (condutor) que chegasse depois esperava na zona do cruzamento até que o outro carro eléctrico passasse. Mas com muitos carros a querer passar criava-se fila de espera e por isso algum atraso na mesma.
c. O carro da foto seguinte apesar de aparecer amarelo não seria necessáriamente da linha "amarela", a do Quartel do Alto-Maé. Isso porque a foto foi colorida depois de ter sido tirada e por isso ao gosto do artista e porque segundo Salomão Vieira os carros eléctricos não estavam pintados com as cores correspondentes às linhas. O que estava marcado com essas cores eram umas placas colocadas no carro durante o dia ou umas lanternas durante a noite. Este era o eléctrico da linha da Polana que passava pela Av. da Raínha por isso seria das linhas azul ou vermelho e pela posição do trólei (sempre contrária ao sentido do movimento) nesta foto seria o da linha azul a descer para a Baixa.  

FOTO de 1907?
Carro eléctrico a descer a actual Av. Lumumba para a Baixa 
(não se vê bem mas o guarda-freio teria de estar do lado oposto).
clique na foto para aumentar

A tabuleta parece indicar em cima C. de FERRO e o que está escrito em baixo não se percebe mas pode ser via Av. da Rainha. 
d. A linha da Polana foi prolongada da Ilha dos Galegos até ao Hotel Polana quando este foi inaugurado em 1922.
e. Aqui uma foto da Av. 24 de Julho com a linha do Alto-Maé (amarelo e verde) perto da curva para o Quartel pois à direita está o muro da escola Paiva Manso (ver aqui na FOTO 2).

FOTO de 1935
Foto da Av. 24 de Julho tirada no Alto Maé com a Polana para o fundo 
Relembro que baseio muito destas mensagens na história mais completa do tramway de Lourenço Marques/Maputo, Moçambique do site do Eng. Emídio Henrique GardéFica aqui uma sentida homenagem ao autor que já nos deixou.

Comentários