Esta obra foi iniciada no início dos anos 70 mas por qualquer motivo esteve interrompida durante algum tempo e só foi concluida talvez em 1973.
Na antiga cidade de cimento nesse periodo foi a obra viária mais importante de que me lembro. O objectivo foi ligar directamente a Ponta Vermelha e a Polana à Baixa e vice-versa sem passar pela Av. Brito Camacho (actual Lumumba) que tinha sido a original Estrada da Ponta Vermelha dos finais de 1900. Esta quando muito teria sido planeada para carroças e provávelmente a partir dos anos 50 e 60 com a construção em altura na zona alta e a popularização do transporte automóvel privado começou a congestionar e não tinha espaço para alargar.
A solução foi pois passar pela barreira na Ponta Vermelha com a construção dum viaduto na parte final para ligar sem cruzamento à faixa da esquerda da Avenida Marginal (ver a história inicial aqui) no sentido descendente para a Baixa, enquanto que no sentido ascendente para a Ponta Vermelha uma via paralela saía pela barreira directamente para a parte alta partindo da Rotunda da Fonte Luminosa que fica entre o viaduto e a Baixa.
Isto está bem explicado num filme da RTP mostrando que em Abril de 1971 os pilares do viaduto estavam erigidos e a obra prosseguia.
Isto está bem explicado num filme da RTP mostrando que em Abril de 1971 os pilares do viaduto estavam erigidos e a obra prosseguia.
Pôr do sol no estuário
FOTO muito artística de MSAMIR com a devida vénia
Imagem de drone da Ponta Vermelha com a Polana ao fundo Não se vê o viaduto mas vê-se a chegar ao Quartel General duas faixas. a da esquerda que sobe da rotunda ao nível do estuário, e a da direita que desce do alto da cidade para o viaduto, que ficaria por isso para a "esquerda" desta imagem. Entre o quartel e o estuário foi a posição do farol.da Ponta Vermelha |
Marginal pouco depois da saida do viaduto, ao lado do antigo Clube de Pesca Desportiva. Vista para nascente=leste com o estuário para o lado direito. |
Marginal entre o viaduto e a rotunda cerca de 1980 Foto GM |
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Como informaçao adicional, esta obra foi executada pela empresa Moçambicana "Construcçoes Bronze, S.L."