Prédio Pott - lado sul da antiga Av. da República e esquina (2/12)

O Avenida Buildings (Prédio Pott) era um grande edifício clássico da Baixa de Lourenço Marques. Fazia esquina entre a ex Av. da República (actual 25 de Setembro) do lado sul e a ex Av. D Luis (ex Aguiar e actual Machel) do lado nascente=leste cuja traça final é de 1903. Sofreu um incêndio em 1990 em que ficou bastante destruído. Depois de termos mostrado principalmente a sua fachada virada para nascente  e o seu topo norte e depois onde foi o estúdio de fotografia dos irmãos Lazarus, vamos mostrar principalmente a fachada sul e a esquina entre esta e a virada para nascente.
Recentemente a esquina entre as:
lado esquerdo: ex Av. da República (actual 25 de Setembro) 
do lado sul,
lado direito:
ex Av. D Luis (ex Aguiar e actual Machel) do lado nascente=leste,
do quarteirão onde se insere o Predio Pott

Recentemente a mesma esquina com vista para norte mais ao longo da
ex Av. D Luis (ex Aguiar e actual Machel)
 
do lado nascente=leste do quarteirão
Prédio Pott na mesma esquina
como era no início dos anos 60
A mercearia Pérola do Oriente que ficava na esquina,
protegida durante as cheias da depressão Claude 
em 1966 
Recentemente a fachada do lado sul
onde ainda se vê escrito ao centro
Avenida Buidings
Prédio Pott em 1969 - Foto de Lindsay
Vermelho: Foto Portuguesa
Na foto recente de cima tinha sido substituida
 pelos Estúdios Corte Real
Foto mais recente de jon-erik munro
Prédio listado pelo Ministério da Cultura de Moçambique
Justificação: "Edifício em ruínas, flagelado por um incêndio. Recaíram sobre o mesmo várias propostas de conservação, mas ainda sem concretização. Possui interesse arquitectónico".
Eu acho esta apreciação demasiadamente comedida porque este prédio é único em Moçambique, seja qual for o seu interesse arquitectónico que é sempre discutível.
PS: Apesar de ser listado, em outubro de 2021 o edifício foi substancialemente demolido. A comunicação é que o seria parcialmente mas pelo menos a parte mais alta com as torres deixou de existir e por isso nem as fachadas poderão ser mantidas na totalidade.

Comentários

Unknown disse…
fico muito triste com a noticia da demolicao do edificio "Pott". eu fiz a minha tese de linceciatura tendo como objecto de estudo este edificio e deixei la algumas recomendacoes de como o mesmo poderia ser reaproveitado, pena que nada do que foi dito tenha sido levado em conta. triste quando vemos um grande patrimonio cultural e arquitectonico ser deitado a baixo desta maneira.
M.tete
J Lisboa disse…
O prédio foi tirado àfamília da Marta da Cruz e Tavares pelo Estado.para o terem deixado neste estado é uma vergonha e demonstra a incompetència da gestão