Circuito automóvel urbano na Baixa de Lourenço Marques (2/2)

Vamos continuar a primeira mensagem em que falámos do circuito automóvel da Baixa de Lourenço Marques, actual Maputo, como foi talvez em 1959 e 1960.

FOTO 1
Vista para poente=oeste na Av. da República, actual 25 de Setembro
Carros na rotunda verde do mapa em baixo frente ao Luna Parque

O prédio em construção é o prédio Nauticus/Emose e ainda no primeiro quarteirão estava construido o que aparece aqui.Não sei de que ano é a FOTO 1 mas pode-se ver que o lado sul da Av. da República estava muito incompleto pois o primeiro prédio construído era o da Empresa Moderna que fica do lado poente=oeste do Teatro Avenida. Mais para o fundo vê-se já os prédios John Orr/BCI e do Santos Gil/Continental.
No mapa do circuito temporário de 1961 (site silhouet motorsport) nota-se em relação ao circuíto de 1960 que do lado esquerdo terminava na rotunda verde, que o circuito tinha sido  alongado e o seu limite do lado poente passado a ser na Rua da Imprensa entre a Capitania do Porto e o seu cruzamento com a Av. da República (actual 25 de Setembro).

Circuito de 1961 
1961: 1.964 milhas no sentido dos ponteiros do relógio
Verde: Rotunda que existia frente ao Luna Parque
Neste caso os carros não a rodeavam.
Vermelho: Rotunda da Fonte Luminosa, à direita
Castanho: Palácio das Repartições junto ao estuário
Branco: Capitania

Podemos verificar que a FOTO 1 correspondia a este circuito (quer dizer é de ou de 1961 ou depois) pois os carros estão a vir para a 
rotunda verde do lado poente=oeste da Av. da República. Os dois espectadores mais afoitos estão a olhar para poente, e não há marcas/fardos de palha para os carros circularem nesta rotunda verde.
Passamos agora à FOTO 2 onde se vê a Av. da República com a Baixa (sol poente) para a direita.

FOTO 2
Os carros estão a vir da rotunda verde para a vermelha.
Para a direita o eucaliptal e depois o estuário
(
dada a claridade não era aí a barreira)

A FOTO 2 tanto podia ser de antes como de depois de 1960 (ver como circulavam a meio da recta da Av. da República os carros no MAPA de cima e no de 1960 da mensagem anterior). Mas com o Alfa Romeu suponho que esta seja das fotos mais recentes.
Vamos agora ver as FOTOS de 3 a 5 onde aparece a rotunda vermelha que é ponto mais para nascente=leste do circuito e do aterro da Maxaquene.

FOTO 3 
FOTO 4
Vistas para nascente=leste
Bólide a entrar (FOTO 3) e bólides a fazer (FOTO 4)
a 
rotunda vermelha

Nas FOTOS 3 e 4 não se consegue saber se os carros vão voltar para trás na rotunda (seria o caso do circuito de 1960 ou dos anteriores) ou se depois da rotunda iam seguir para a marginal do estuário (seria o caso do circuito de 1961 como vemos no MAPA).
Podemos no entanto ver que a FOTO 5 é anterior a 1961 pois o carro saíu da rotunda vermelha e está a seguir para poente=oeste pela Av. da República (se fosse no circuito de 1960 seguiria só mais um pouco, se fosse em circuitos anteriores que acho que eram só na Avenida iria directamente para a rotunda verde e dava aí a volta). 

FOTO 5

Foto anterior a 1961
Carro na Av. da República a sair da rotunda vermelha.
Eucaliptos plantados em toda a zona para secar o aterro.

Agora vemos a rotunda vermelha onde estava a entrar o carro da FOTO 3 e estavam a curvar os da FOTO 4, numa foto mais ou menos recente. 

FOTO 6
Rotunda vermelha do mapa de cima
Vista para sudoeste com o recinto da FACIM em frente
mais à direita: antiga Av. da República donde vinham
por exemplo os dois carros da FOTO 2 
 e onde ia o carro da FOTO 5
à esquerda: para onde iam os carros no circuito de 1961,
mas em nenhuma das fotos aparece um nessa situação

Esta rotunda era a da Fonte Luminosa pois estava equipada com esse aparato antes da independência de Moçambique. 

FOTO 7
Fonte Luminosa em mensagem do site delagoabayworld.
Vista para norte da rua perpendicular à Av. da República
por onde passavam os carros no circuito de 1961
ao sairem da rotunda vermelha
e ao seguirem para a marginal do estuário,

A maioria destas fotos estão à venda no site http://fotold.com/mocambique. O HoM conta com a compreensão do fotold para utilisar estas amostras. Em troca fica aqui dado o contexto das fotos esperando que sirva de publicidade para compradores interessados. 

Comentários