Avenida Aguiar com três faixas depois do arranjo de 1926 (2/2)

Na mensagem anterior as fotos antigas mostravam a Avenida Aguiar com uma única faixa central. Por volta de 1926 fez-se um grande arranjo urbanistico e a avenida passou a ter 3 faixas de circulação como veremos nestas duas imagens dessa época. 
Na FOTO 1 vemos como ficou a avenida depois de 1926 o que é básicamente a situação actual. Tem uma faixa central muito mais larga que as outras duas laterais e que permite circulação dupla e actualmente estacionamento lateral. Isto foi possível pela ocupação do que antes de 1926 tinham sido os espaços laterais da avenida, que em eram parte usados para passeio e em parte para espaço verde. 

FOTOS 1 - vista para sul, da alta para a Baixa da cidade
Av. Aguiar já com 3 faixas separadas por dois separadores laterais
Na FOTO 1 vê-se o declive da avenida a amortecer para a zona do antigo pântano onde do lado poente = oeste está o Prédio Pott/Avenida Buildings. Como as madames e a criança caminhavam despreocupadamente por uma das faixas, a cena parece ser pouco depois do arranjo ter sido feito e de quando ainda não se tinha aberto esta faixa do lado nascente = leste para circulação automóvel.
Passamos para uma foto publicada por Santos Rufino em 1929. 

FOTO 2 - vista para norte, da Baixa para a alta da cidade
Três faixas na Avenida Aguiar 
Do lado poente = oeste (esquerda) está o mesmo Prédio Pott/Avenida Buildings que se destacou na FOTO 1 mas do lado contrário. Noto ainda na FOTO 2 que pelo menos a faixa do lado poente = oeste da Avenida Aguiar estava a ser usada e estranhamente, por ser relativamente estreita e haver as outras faixas ao centro, por carros nos dois sentidos. 
Noto também para quem for picuínhas que a posição da linha do eléctrico na avenida confunde pois não é constante ao longo dela. Segundo Emídio Gardé a Câmara Municipal, queria que os eléctricos circulassem pelas novas faixas laterais mas eles continuaram em via única pelo centro da avenida pois eram da firma privada Delagoa Bay Develpment Company.  
As FOTOS 1 devem cerca da mesma altura da FOTO 2 porque o grande eucalipto que se vê na FOTO 2 à esquerda vê-se à direita nas FOTOS 1 com aspecto similar (estaria abaixo de onde agora está o Teatro Gil Vicente).
Resumindo e concluindo, nestas duas mensagens vimos a evolução da Av. Aguiar desde cerca de 1900 até ao final dos anos 20 e muito provávelmente localizámos na sua parte alta (a norte) a primeira fábrica de limonadas do famoso industrial laurentino F. Dicca.

Comentários