O antigo Mercado Vasco da Gama fica localizado ao longo da Av. da República, actual 25 de Setembro. A sua fachada principal é construída em alvenaria e no seu interior há uma zona coberta com bancas de bazar. Os dois topos são também em alvenaria mas do lado oposto à fachada principal o edifício era aberto para um pátio descoberto mas murado onde pelo menos no início se organizava um mercado tradicional africano.
Vamos ver fotos antigas do interior do mercado tanto na área coberta como na descoberta que então fica/ficava do lado da traseira do mercado por onde passa a antiga Av. Álvares Cabral, actual Manganhela.
A primeira foto é virada para poente = oeste porque o mercado fica mais ou menos colocado na direcção de leste para oeste e nela vê-se que a parte descoberta do mercado está à direita.
Na FOTO 1 vê-se do lado esquerdo a entrada princípal com o arco mais alto e largo e a parte descoberta do mercado está para a direita da nave principal. Vê-se também que o mercado é mais comprido para o fundo do que largo.
Vamos agora reparar que nos limites nascente = leste e poente = oeste do mercado e na continuação dos dois topos que são perpendiculares à fachada principal havia muros e grades de vedação da parte descoberta e que tinham portões altos para acesso directo dela ao exterior.
Vamos agora reparar que nos limites nascente = leste e poente = oeste do mercado e na continuação dos dois topos que são perpendiculares à fachada principal havia muros e grades de vedação da parte descoberta e que tinham portões altos para acesso directo dela ao exterior.
FOTO 2
Vermelho: Portão do lado poente = oeste que se via à direita e fundo da FOTO 1 |
FOTO 3
Verde: Portão do lado nascente = leste do mercado, que aparece
ao fundo das FOTOS 4 e 5 de baixo |
FOTOS 4 e 5
Nas FOTOS 4 e 5 temos a zona descoberta com mercado tradicional africano de panos no chão e produtos aos montinhos (anos depois foram instaladas barracas com toldos aqui passando a ser uma zona de transição) e mais para a direita a parte coberta da FOTO 1.
Para o fundo das FOTOS 4 e 5 depois do muro do lado nascente = leste com a grade e o portão passa a Av. Central, depois Manuel de Arriaga, agora Marx. Nas FOTOS 3, 5 e 6 desta antiga mensagem via-se bem essa zona fora do muro do mercado, que tinha na esquina mais a norte com a Av. Álvares Cabral um quiosque do tipo chinês (que se vê à esquerda da FOTO 4 de cima) e na esquina mais a sul com a Av. da República o Café Olympia (que não se via aqui nas FOTOS 4 e 5 pois estaria escondido pelo edifício do mercado) - essas duas construções foram demolidas há muito.
A FOTO 6 seguinte penso que seja posterior às de cima pelas modas de vestuário e porque na zona fora da cobertura do edifício já existiam toldos metálicos quando anteriormente todo esse espaço tinha sido descoberto como se antevia nas FOTOS 4 e 5 (embora essas fossem para o lado oposto da FOTO 6).
FOTO 6
Montagem com pormenor da FOTO 6 e outra
Voltaremos à parte inicialmente descoberta do mercado para observar melhor a zona do portão das traseiras virado para a antiga Av Álvares Cabral, actual Manganhela.
|
Comentários
Um abraço.
Cumprimentos
Hambanine.