Sequência da Mensagem Anterior (MA) que tinha fotos numeradas de 1 a 6 e que serão aqui frequentemente chamadas pelo que o melhor para quem não conhecer bem o local é ter as duas mensagens abertas simultâneamente. Sabe-se que foi durante o mandato do Eng. Pinto Teixeira (um dos principais dirigentes dos Caminhos de Ferro em Moçambique) como presidente da Câmara de Lourenço Marques, actual Maputo, que nos anos 40 se construiu o miradouro mostrado nas fotos da mensagem anterior. Por isso fui tentar perceber o que terá sido feito com o decorrer do tempo.
Começo com duas fotos de Carlos Alberto Vieira para o seu álbum "Recordações de Lourenço Marques" que mostra o que existiu depois dos trabalhos dos anos 40.
Começo com duas fotos de Carlos Alberto Vieira para o seu álbum "Recordações de Lourenço Marques" que mostra o que existiu depois dos trabalhos dos anos 40.
FOTO A do final dos anos 50, início dos 60
Vista para norte
Roxo: Rua Bérrio Laranja: Avenida do miradouro chamada Connaught, actual Engels como nas FOTOS 4 e 5 da MA Preto: saida/entrada no Caracol (ver com mais pormenor nas últimas fotos desta mensagem) Verde: Grade/balaustrada ao longo de parte do miradouro e o passeio (ver nas FOTOS 4, 5 e 6 da MA). Vermelho: Escadaria para a primeira curva do Caracol que se via nos anos 60/70 ao fundo da FOTO 6 da MA
e que é o local antes dos trabalhos na FOTO D desta mensagem.
Azul: Parte da pérgola com saliência arredondada,
das FOTOS da MA 1, 2, 3 e na 6 ao fundo.
Castanho: Passeio da primeira ou última recta do Caracol
(ver a FOTO C em baixo)
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FOTO B do final dos anos 50, início dos 60
Vista para sudoeste mas mais distante.
Mesma legenda da FOTO A, sem o Castanho (seria o passeio ao longo do traço preto), e mais o Branco que parece ser um quiosque e se o foi não deixou mais rasto, |
Passo agora a uma foto mais ou menos actual para se ver a situação actual da recta final do Caracol, logo por baixo do início do miradouro da parte norte da cidade.
FOTO C - mais ou menos actual
Este é o passeio da primeira ou última recta do Caracol marcado a castanho na FOTO A onde havia também os bancos
e os postes de iluminação como se vêm aqui.
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Agora duas fotos anteriores aos trabalhos dos anos 40 que nos permitem avaliar o que existia antes e o que foi construído depois dos anos 40.
.FOTO E de cerca de 1929
Vista para sul
Vermelho: Não se vê bem mas parecia não existir a escadaria
que aparece nas FOTOS A e B
Verde: Parecia não haver balaustrada nem passeio pavimentado,
que aparece nas FOTOS A e B
Verde: Parecia não haver balaustrada nem passeio pavimentado,
nem muro de sustentação para lá (sul) da primeira curva do Caracol.
Azul: Não havia pérgola
Roxo: Rua Bérrio (ver aqui a FOTO 7
com o resto desta foto para a direita)
Laranja: Av. do miradouro chamada Connaught, actual Engels
Roxo: Rua Bérrio (ver aqui a FOTO 7
com o resto desta foto para a direita)
Laranja: Av. do miradouro chamada Connaught, actual Engels
Parece ficar-se daqui com a ideia que o miradouro da Polana resulta principalmente dos trabalhos efectuados nos anos 40 pois antes (FOTO E de 1929) havia simplesmente uma avenida paralela ao topo da barreira sem "obras de arte" para lá das feitas para o Caracol. Se assim foi, o que se fez nessa altura deve ter sido:
i. construção dum muro ao longo da barreira para sustentar um aterro que serviu de base para a construção do miradouro que não existia antes. O aterro foi necessário pelo menos onde o terreno acima da barreira teria cavidades;
ii. a escadaria que liga o miradouro ao Caracol (que se via na FOTO 6 da jovem na MA e aqui se vê na FOTO A);
iii. Trabalhos de embelezamento do miradouro como os da pérgola;
iv. Provávelmente o alizamento e consolidação da barreira do miradouro até ao nivel da praia e construção de várias escadas em pedra de alto a baixo.
Dado o seu relevo para a época é natural que estas realizações tenham ficado registadas e que o nome do Eng. Pinto Teixeira, como responsável na altura, tivesse perdurado na memória colectiva.
i. construção dum muro ao longo da barreira para sustentar um aterro que serviu de base para a construção do miradouro que não existia antes. O aterro foi necessário pelo menos onde o terreno acima da barreira teria cavidades;
ii. a escadaria que liga o miradouro ao Caracol (que se via na FOTO 6 da jovem na MA e aqui se vê na FOTO A);
iii. Trabalhos de embelezamento do miradouro como os da pérgola;
iv. Provávelmente o alizamento e consolidação da barreira do miradouro até ao nivel da praia e construção de várias escadas em pedra de alto a baixo.
Dado o seu relevo para a época é natural que estas realizações tenham ficado registadas e que o nome do Eng. Pinto Teixeira, como responsável na altura, tivesse perdurado na memória colectiva.
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