Companhia Union-Castle: navios no porto de LM c. de 1905 (1/3)

Nas fotos antigas do porto de Lourenço Marques (LM), actual Maputo fui separando aquelas em que se conseguia ver os nomes de navios atracados porque antecipei que se pudesse saber mais sobre eles. Há muita informação sobre o tema no Shiplists (muito incompleta), no wrecksite (para naufragados) e mais geralmente na wikipedia ou procurando no Google.
No que será o "shipsofmaputo" ao longo de algumas mensagens dá para se ter uma ideia dos navios, das companhias, das linhas e antever tudo o que se poderia investigar a fundo e relacionado com o desenvolvimento duma cidade intrinsecamente portuária como é o caso de LM. O tema desvia-se um pouco do foco do HoM mas a lição que dele tirei rápidamente é que o mundo é pequeno, tudo está interligado e os acontecimentos surgem rápida e inesperadamente (por exemplo, muitos destes navios que serviram as linhas do sul da África acabaram por ser destruídos durante a 2a Guerra Mundial que até não atingiu essa zona do globo).
Existe a lista completa de navios da companhia de navegação inglesa Union-Castle (U-C) e das suas antecessoras Union e Castle (e o historial de alguns desses navios no Shiplists) e encontro aí vários dos navios fotografados em LM. Muitos deles tem Castle no fim do nome o que facilita a identificação e pela pequena amostra que temos parece que a U-C era a companhia que mais frequentemente servia o porto no início do século XX. Este era importante no âmbito regional pois servia de nó de transporte não só para o sul de Moçambique mas principalmente para toda a região do Transvaal/Rand que estava em rápido crescimento mineiro, industrial e populacional com a chegada de emigrantes europeus.
O navio GAUL no porto de LM
O GAUL foi construido em 1893 para a Union e transferido em 1900 para a U-C.  Em 1906 foi vendido à Royal Mail SP Co e redominado Sabor e com esta pequena pesquisa concluimos que esta foto (editada pela Spanos & Tsitsias) é anterior a 1907. 
Um problema na identificação dos navios pelas fotos é haver séries de navios com o mesmo nome com diferenças físicas menores entre eles. Mas parece que o GAUL não é desses casos pelo menos para essa época (o espectacular Photoship.co que fechou é que permitia essa comparação fácilmente) por isso na foto seguinte suponho, comparando também a traços largos as imagens, que temos esse GAUL navegando algures.
 Steamship (SS) GAUL mais o emblema da Union-Castle inserido pelo HoM
Passamos a outro navio fotografado de proa mas com nome só parcialmente visível e mesmo o que está visível não é claro. Pelo contexto inclinava-me para ser um DURBA(N) mas a foto é dos irmãos Lazarus por isso anterior a 1908 e só existiu um DURBAN muito depois.
Deve ser o DURHAM CASTLE de 1904 da Union-Castle.
 No cais próximo dos armazéns especiais do porto de LM
O mesmo DURHAM CASTLE em Southampton no Reino Unido, 
porto usado pela U-C em combinação com Londres
Agora um postal com título "Union Castle Line to South and East Africa" e mostrando o Durham Castle vogando:
Intermediate steamer DURHAM CASTLE 8240 tons
A wikipedia diz que o DURHAM CASTLE foi lançado ao mar em Dezembro de 1903 e que a partir de 1910 esteve ao serviço entre a Cidade do Cabo e Mombassa. Nada é dito sobre os 6 ou 7 anos entre essas duas datas, mas pela sua foto feita pelos Lazarus em LM até 1908 parece que já andava por esse lado de África nesse período inícial de existência. Como se pode ver neste artigo o o DURHAM CASTLE em 1914 transportou tropas portuguesas de Lisboa para a as batalhas da primeira grande guerra mundial em Moçambique.
Numa mensagem seguinte veremos outros navios da U-C atracados em LM e noutra ainda a história, as cores e as rotas dessa companhia para África com mais pormenor.

Comentários