A primeira imagem é dum anúncio da firma Salm (ver aqui) e nela aparecia um veículo de aspecto estranho que se tratam de automotoras Michelines.
Dois veículos à espera de passageiros de paquetes acostados no cais Gorjão de Lourenço Marques (LM), actual Maputo. |
Apareceram agora duas novas imagens de 1935 e 1936 destes veículos que se reparamos bem estavam sobre linhas de combóio. A primeira pode-se ver que foi tirada na mesma ocasião da do anúncio mas é uma foto diferente e a segunda é doutra ocasião.
Michelines em LM em 1935/36 com à esquerda: navio Resolute acostado à direita: navio não nomeado |
Estas duas imagens são reproduzidas da publicação Moçambique Documentário Trimestral que foi digitalizada e incorporada na Biblioteca Digital da Memória de África através de protocolo para a cedência de conteúdos assinado entre a Caixa Geral de Depósitos e a Fundação Portugal-África.
Segue-se uma foto de boa qualidade da DRISA com uma destas automotoras cerca de 1936:
A dita Micheline é uma automotora ligeira criada no início dos anos 30 pela fábrica Michelin interessada em vender os seus produtos à base de borracha e também em publicidade. A roda da automotora tem um pneu da parte de fora e uma guia de aço na parte de dentro dos carris. A vantagem desta solução técnica era criar mais conforto para os passageiros (menos vibração e ruído) e acelerações e travagens mais rápidas no que se refere à operação. O seu problema é que a borracha suporta menos carga que o aço duma roda de combóio normal e por isso o veículo tem de dispor de muito mais eixos/rodas e de ter peso mais reduzido. Para se conseguir isso este tinha chassis de alumínio e carroçaria de chapas rebitadas como os aviões. Os motores eram a diesel e Michelines adaptadas para via estreita (tipo 51 et 52) foram utilisadas no ultramar.
Houve vários modelos mas pode-se confirmar que este T 51 era o mesmo de LM. Isto eram quase inovações mundiais pois os primeiros protótipos de Micheline tinham sido apresentados às companhias ferroviárias francesas em 1931 e como vemos 4 anos depois estava um modelo comercial em LM.
Em Madagáscar segundo a wikipedia há ainda 3 Michelines iguais à de LM (ou havia pois parece que uma foi comprada pela Michelin para o seu museu) e 2 continuam a fazer algum serviço turístico. Por isso podemos ver fotos em detalhe de como deviam ser as de LM:
Fotos: Micheline em Madagáscar na linha de Fianrantsoa Em funcionamento: pequeno filme aqui (a última Micheline) |
Micheline de Madagáscar da linha de Tananarivo (ver início do filme aqui) |
As Michelines de LM eram, pelo menos, usadas para excursões dos passageiros dos cruzeiros de navios a Marracuene/Vila Luisa, vila interessante situada a uns cerca de 30 km da cidade e de que se fala nestas mensagens (1, 2, 3, 4 e 5 e combóios). Uma foto de Micheline em Marracuene pode ser vista aqui.
A partir de 1939 os cruzeiros internacionais devem ter parado devido à segunda Guerra Mundial e por isso o seu mercado original desapareceu e foram usadas para serviço normal dos Caminhos de Ferro no norte de Moçambique. Um leitor do HoM informou que viajou entre Nampula e o Lumbo e o Facebook Arsilnet publica estas duas fotos relativas à ligação entre Mocuba e Quelimane e tem leitores que disseram que a viagem era muito confortável e que esta automotora deve ter circulado até 1969/70.
A partir de 1939 os cruzeiros internacionais devem ter parado devido à segunda Guerra Mundial e por isso o seu mercado original desapareceu e foram usadas para serviço normal dos Caminhos de Ferro no norte de Moçambique. Um leitor do HoM informou que viajou entre Nampula e o Lumbo e o Facebook Arsilnet publica estas duas fotos relativas à ligação entre Mocuba e Quelimane e tem leitores que disseram que a viagem era muito confortável e que esta automotora deve ter circulado até 1969/70.
Mudando pneus furados ou rebentados na "Miquelina" o que seria frequente devido ao calor ambiente |
Podemos também ver uma Micheline colonial como a de LM em marcha no Entroncamento, Portugal - youtube (vê-se a funcionar para o fim).
Uma Micheline T51 como as de LM, suponho que do Museu da Michelin emprestada ao da CP no Entroncamento há uns anos |
Há também espectaculares imagens de protótipos de Micheline no site da Michelin. Inclui filme muito interessante mostrando as rodas, como passava pelas agulhagens e como andava em marcha atrás.
Ver aqui também boa apresentação com muito mais modelos de Michelines: foram produzidas 125 e deixaram de circular em França cerca de 1952.
Ver aqui bom artigo em espanhol - as Micheline dos CFM foram as únicas utilisadas fora dos territórios sob administração francesa.
Ver aqui bom artigo em espanhol - as Micheline dos CFM foram as únicas utilisadas fora dos territórios sob administração francesa.
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