Novas fotos permitem abordar um assunto interessante do passado da cidade de Lourenço Marques, actual Maputo. A FOTO 1 de 1936 é da chegada do "Cruzeiro aéreo às colónias" (ver filme do regresso a Lisboa) e pode ser localizada através do grande edifício ao fundo.
FOTO 1
Legenda original: num extremo do aeroporto de LM em 1936 |
Com a FOTO 2 de 1937 confirma-se que o edifício para o fundo da FOTO 1 era a Cadeia Civil de LM (aí vista pelas traseiras, olhando em direcção à baía).
FOTO 2
Em medalhão a mesma secção da Cadeia Civil que se via na FOTO 1 |
Na FOTO 2 no solo está mais próximo um avião Dragon Rapid da DETA de 6-7 lugares (CD-AAD que segundo informação actualizada do site Voando em Moçambique é o DH.89A Dragon Rapide 6361 INHAMBANE de 1937. O outro avião ZS era sul africano.
As duas primeiras fotos são assim da zona da Carreira de Tiro que fica localizada para poente = oeste da cadeia. De facto o primeiro aeródromo da cidade foi nessa zona, antes de em 1938 se ter mudado para a zona actual de Mavalane, e a FOTO 2 mostra-nos onde estacionavam aí os aviões.
A FOTO 3 deve ser de cerca de 1936 e mostra o que é presumivelmente o hangar para aviões do campo da Carreira de Tiro com LOURENçO MARQUES escrito no telhado.
A FOTO 3 deve ser de cerca de 1936 e mostra o que é presumivelmente o hangar para aviões do campo da Carreira de Tiro com LOURENçO MARQUES escrito no telhado.
FOTO 3 (do FB Voando em Moçambique)
Um hangar com o primeiro avião da DETA, um Hornet Moth de 2 lugares |
A foto aérea seguinte é de 1933 e faz parte do álbum dos estudantes publicado em 1937. É com ela que pela primeira vez no HoM se vê as pistas desse campo de aviação:
FOTO 4
Vermelho: uma das pistas do aeródromo
Preto: Cadeia Civil
Branco: traseira da cadeia que se vê nas FOTOS 1 e 2
Verde: deduz-se ter sido por aí o local das FOTOS 1 e 2
Castanho escuro: Carreira de Tiro, própriamente ditaCastanho claro: Zona militar/Residências da oficialidade
Ruas principais (nomes actuais):
Laranja: Av. Nkrumah - Roxo: Av. Nyerere - Amarelo: Av. Cabral
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FOTO 5
Avião da Aero Colonial no campo de Lourenço Marques |
O avião está junto a uma vedação que seria o limite do campo mais ou menos rectangular visto na foto aérea anterior mas não se consegue saber qual deles pois embora ao fundo se visse um edifício podia por exemplo ser o hangar da FOTO 3, a cadeia civil das FOTOS 1 e 2 ou as instalações militares da Carreira de Tiro. A possivel localização do hangar da FOTO 3 com o seu telhado peculiar é discutida em artigo posterior:
Ficamos assim com uma ideia geral de onde estacionavam os aviões e das pistas do campo da Carreira de Tiro e que parecia estar mais ou menos na direcção das pistas actuais do aeroporto de Maputo. Como se explica no texto do HPIP (sumarizado a seguir) houve um certo período de sobreposição / transição entre os dois aeródromos de LM: "Um outro passo importante viria a ocorrer, dois anos mais tarde, com a criação de um novo aeroporto na capital moçambicana em 6 de Abril de 1938. .... Até fins de Março de 1938 foi ainda utilizado o antigo aeródromo militar da Carreira do Tiro, por não se terem ainda as pistas preparadas do novo para os aviões poderem aterrar e descolar com carga. Porém, no final do dia, os aviões eram recolhidos no hangar de Mavalane, para onde vinham descarregados. A partir de Abril desse ano (1938), todo o serviço passou a ser feito no atual aeroporto."
E este é outro texto de 1938 referindo a inauguração de Mavalane e dizendo que o campo da Carreira de Tiro passou para o aero clube da altura, Clube Desportivo Aeronáutico.
Passando para a DETA, actual LAM, a companhia aérea de Moçambique foi fundada pelos Caminhos de Ferro em Agosto de 1936 e o seu primeiro serviço regular foi lançado em 22 de Dezembro de 1937 com um avião Dragon Rapid como o da FOTO 2 (havia inicialmente dois). A frota inicial da DETA era toda fornecida pela britânica De Havilland, tendo ainda o Hornet Moth da FOTO 3 mais um Dragon Fly de 5 lugares (que continua a voar).
Outro Dragon Rapid da DETA como o da FOTO 2, o BEIRA CR-AAE, aqui sendo abastecido em 1953 |
Várias destas fotos e parte das informações foram recolhidas na publicação Moçambique Documentário Trimestral, edições de 1937 e de 1938.
Artigo sobre aeroportos de LM / Maputo de António Sopa no HPIP
Artigo sobre aeroportos de LM / Maputo de António Sopa no HPIP
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