Nesta mensagem há cinco fotos reproduzidas da publicação Moçambique Documentário Trimestral que foi digitalizada e incorporada na Biblioteca Digital da Memória de África através de protocolo para a cedência de conteúdos assinado entre a Caixa Geral de Depósitos e a Fundação Portugal-África. A quarta e a última foto são do sensacional blog Voando em Moçambique.
Tratamos aqui dos hangares para aviões do Aeroporto de Mavalane. Mostraremos nesta mensagem principalmente o que foi construído primeiro em 1937 mas nas fotos finais também aparece o segundo de 1940.
Primeiro hangar em 1937 no novo aeroporto em construção |
Como vimos nesta mensagem o aeroporto de Mavalane entrou em pleno funcionamento em Abril de 1938. As primeiras viagens regulares da DETA, actual LAM tinham começado em Dezembro de 1937 a partir do aeródromo da Carreira de Tiro mas com instalações provisórias.
A imagem seguinte é dum grande festival aéreo que teve lugar em meados de 1938. Pode-se ver o primeiro hangar e que não havia ainda aerogare que só foi inaugurada oficialmente em Novembro de 1940. Embora ela pudesse ter começado a funcionar antes dessa data, pelo menos durante alguns meses a aerogare de Mavalane (que teria de ter atendimento, registo, polícia, alfândega, sala dos controladores, sala das operações, depósito das bagagens, pelo menos) foi uma instalação provisória. Nesta foto não é evidente onde possa ter sido (vê-se só um edifício à esquerda, por trás do hangar).
A imagem seguinte é dum grande festival aéreo que teve lugar em meados de 1938. Pode-se ver o primeiro hangar e que não havia ainda aerogare que só foi inaugurada oficialmente em Novembro de 1940. Embora ela pudesse ter começado a funcionar antes dessa data, pelo menos durante alguns meses a aerogare de Mavalane (que teria de ter atendimento, registo, polícia, alfândega, sala dos controladores, sala das operações, depósito das bagagens, pelo menos) foi uma instalação provisória. Nesta foto não é evidente onde possa ter sido (vê-se só um edifício à esquerda, por trás do hangar).
Primeiro hangar em Mavalane em 1938. |
Primeiro hangar em 1938 com trimotores Junkers da DETA à frente |
Pelas informações disponíveis a aerogare (definitiva), o 2o hangar e a iluminação das pistas fizeram parte da mesma obra (a energia eléctrica era fornecida pela Central Geradora do Porto pelo que se passou um cabo). A foto seguinte é então desse periodo pelo que a aerogare que seria para a esquerda devia estar também em construção. A foto foi tirada duma torre de telecomunicações instalada uns 150 metros à frente e para a esquerda da frente da aerogare e que deve ter sido das primeiras coisas a ser instalada.
Em 1940 vendo-se a fachada lateral sul e a traseira do primeiro hangar e para norte o segundo hangar em construção adiantada |
A foto de baixo foi tirada em 1940 da aerogare e no dia da inauguração do 2o hangar mas este está quase escondido pelo primeiro hangar e pela coluna na varanda do bar. Vê-lo-emos melhor noutras fotos.
Vista do primeiro hangar em 1940 com a entrada aberta e a fachada lateral sul |
Agora uma foto de 1942 com o Governador General Bettencourt e o Ministro das Colónias. Como já disse o General Bettencourt esteve ligado a um período de grande desenvolvimento de infraestruturas em Moçambique:
Revista às tropas frente ao primeiro hangar em 1942. Aerogare de 1940 ao fundo. O segundo hangar já existia mas ficava para as costas deste local. |
Finalmente uma das espectaculares fotos de Heggblom de que o Voando em Moçambique dispõe e que são dos anos 50.
Primeiro hangar à direita, sendo o que ficava mais perto da aerogare. Segundo hangar à esquerda e sendo o que ficou mais perto do Aeroporto subsequente. |
Nesta foto pode-se ver as estruturas laterais que permitem que as portas corrediças dos hangares se abram ao centro. Pode-se ver também que o primeiro hangar tinha um telhado em V invertido assimétrico enquanto que o segundo tinha o telhado mais elevado à entrada do que na traseira. E vemos também que até esta altura tinham as fachadas para a pista alinhadas.
A série sobre os hangares de Mavalane continua no artigo seguinte em que veremos melhor o segundo hangar e teremos a vista completa deste local do aeroporto tanto nos tempos de Lourenço Marques como nos actuais de Maputo.
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