Esta é a versão pública duma foto colocada à venda em alta qualidade no site do jornal alemão Suddeutsche Zeitung. É de cerca de 1900 e mostra os antecedentes duma zona bem conhecida da cidade que se irá identificar.
FOTO 1
Espaço plano aberto que se adivinha ter sido pântano por não estar completamente drenado. Havia urbanização à esquerda. |
Vamos tentar localizar pelos elementos mais concretos que aparecem na foto (para além de haver uma vala de drenagem em primeiro plano).
FOTO 1 reduzida
Vermelho: casa com 2 portas e 3 janelas
Verde: terreno vazio entre duas casas
Castanho claro: casa com 2 portas e 2 janelas Castanho escuro: oficinas dos CFM |
FOTO 2
Vermelho: casa com 2 portas e 3 janelas, futuro A. Teixeira
Verde: terreno vazio entre duas casas
Castanho claro: casa com 2 portas e 2 janelas, futuro prédio Sanguinhal |
Como na FOTO 2 estão casas que ficavam a sul da futura Av. da República do lado ocidental = poente = oeste da cidade, podemos dizer que a azul claro na FOTO 1 reduzida vemos o eixo da futura Av. da República em direcção a poente = oeste.
A castanho escuro para o fundo da FOTO 1 reduzida temos o que penso ser as primeiras Oficinas dos Caminhos de Ferro mas de que não vimos fotos ainda no HoM.
A castanho escuro para o fundo da FOTO 1 reduzida temos o que penso ser as primeiras Oficinas dos Caminhos de Ferro mas de que não vimos fotos ainda no HoM.
Quanto à circundante das fotos de cima vê-se que a rua em frente às casas era ainda a original Rua (ou Passeio) da Linha que tinha aparecido como o limite norte da povoação pois ficava imediatamente a sul do pântano. A linha de defesa que era formada por muro e fortificações (ver mais em baixo) e que devia ter estado um pouco para a direita (norte) das casas na FOTO 1 já tinha sido desmantelada mas nas duas fotos a nova avenida, que viria a utilizar terreno do pântano aí em fase final de drenagem, nem tinha sido demarcada. Lembro que o pântano na Baixa e as consequências da sua drenagem foram já escalpelizadas nesta mensagem.
Neste gráfico já conhecido sobrepomos dois mapas da cidade, um com a configuração actual e outro com a povoação inicial rodeada por pântano a norte:
MAPAS de 1876 e de 1925/26
Como já vimos anteriormente, a actual Av. 25 de Setembro, para oeste = à esquerda do ponto central dos mapas ocupa o que foi pântano e para leste = à direita ocupa na sua quase totalidade o que sempre foi terra firme e onde estava a Rua da Linha e linha de defesa do lado oriental da povoação.
No mapa inicial em frente = para norte da casa marcada a vermelho vê-se que tinha existido o Baluarte número 2 da linha de defesa. Chamava-se S. Pedro e dele existe esta representação gráfica em volume e em planta (para comparar ver o baluarte de S. João aqui):
Baluarte de S. Pedro e protecções vizinhas da linha de defesa da segunda metade dos 1800 em Lourenço Marques. Cores mostrando equivalência entre as duas formas de representação. Desconheço fotos. |
Pelo estado desse terreno se pode constatar que, se a FOTO 1 for de 1900 como é indicado e se as obras do Mercado se iniciaram em 1901, foram ainda necessários grandes trabalhos de aterro, compactação e equalização de solo antes do início da construção própriamente dita.
No fim de contas esta zona da FOTO 1 já tinha sido vista nesta mensagem com uma foto que era dita ser de 1890 e que tinha sido tirada um pouco mais para trás deste local. Nessa foto via-se também uma vala de drenagem no mesmo sentido da da FOTO 1 e que pode ser a mesma.
Comentários