Trabalhos na marginal de Lourenço Marques em 1955 na direcção da Rua da Nevala

Vamos começar o estudo da marginal a norte do Hotel Polana com uma foto de 1955 mostrando a barreira da Polana e a estrada marginal de Lourenço Marques.

FOTO 1 - norte para cima
Vista da barreira já alisada para a praia da Polana em 1955
com uma muralha marítima construida junto à baía e com carros a circular 

Como já vimos nesta mensagem a marginal originalmente tinha uma faixa de rodagem e depois passou a ter duas a níveis diferentes, uma para cada sentido de circulação. Há mais fotos da marginal e suas tributárias nesta zona da barreira aqui.  
Na FOTO 1 vê-se carros circulando na faixa mais elevada encostados à esquerda como se ela estivesse a funcionar com os dois sentidos. Não devia estar bem pavimentada porque o primeiro desvia-se dum buraco e a faixa de baixo parecia não estar ainda pronta.
Na FOTO 2 temos a marginal com as duas faixas já a funcionar e é por isso posterior à FOTO 1. Com a ajuda da FOTO 2 e pela parte da muralha marítima à direita da FOTO 1 que faz um ângulo, conclui-se que a FOTO 1 foi tirada abaixo do Hotel Polana (marca azul escura na FOTO 2) e um pouco a sul da direcção da Rua da Nevala (marca laranja na FOTO 2).


FOTO 2 - norte para cima
Foto posterior a 1955 de Carlos Alberto Vieira
Vermelho: único ponto da marginal em que a muralha marítima

 fazia um ângulo bastante pronunciado.
Laranja: Rua da Nevala, actual Nkrumah e sua direcção na barreira.
Verde claro: Av. António Enes, actual Nyerere ainda em trabalhos.
Carmesim: estrada estreita e em curvas entre a Av. António Enes e a marginal.
Amarelo: penso ter sido por aí o traçado da antiga estrada marginal.
Preto: nova estrada marginal com faixa única 
que penso ter sido aberta com estes trabalhos.
Cinzentos (entre o laranja e o amarelo): nova marginal com duas faixas a norte 
da direcção da Rua da Nevala e que se via em criação na FOTO 1.
Azul escuro: Hotel Polana.
Azul claro: Grémio de Lourenço Marques.
Roxo e Castanhos escuro e clarovivendas na Av. António Enes.
Rosa: Casas Urbano Benites de 1955.

Vamos agora ver dois mapas representando esta zona da cidade em períodos justapostos: 

Mapas - norte para cima
As escalas e as posições dos dois mapas correspondem.
As marcas de cores das vias são equivalentes às da FOTO 2

No mapa de 1940 na zona à beira mar na direcção da Rua da Nevala, actual Nkrumah, estavam os chalés que ficavam mais para norte. Foi nessa zona, como se vê na FOTO 2 e no mapa de 1940/50, que depois se fizeram as ligações entre as duas faixas da marginal para permitir mudanças de sentido. Essa zona estaria fora do campo de visão, mais para a direita, da FOTO 1.
No mapa de 1940 a Av. António Enes parava ao nível da Rua da Nevala. Para norte havia a Estrada para o Palmar (que me parece ter sido o nome dado genéricamente ao litoral da Polana nos anos 30/40). Vê-se também essa estrada no mapa de 1940/1950 e também na FOTO 2 com um aspecto arcaico comparando-se com o resto. 
Como a escala dos dois mapas é a mesma parece-me que no mapa de 1940/1950 a beira mar na direcção da Rua da Nevala está mais afastada da Av. António Enes do que no mapa de 1940. Parece-me assim que nesta zona a muralha marítima foi feita principalmente para se penetrar talvez uma dezena de metros na praia/baía para se abrir espaço para as duas faixas da marginal da direcção da Rua da Nevala para sul. 
A zona marcada a vermelho deve então ser o limite norte desses trabalhos de aterro e daí para cima / para norte se se fez aterro deve ter sido a nivel mais baixo porque essa zona do artesanato é bastante mais plana e larga do que a zona da barreira da Polana para sul. Vê-se na FOTO 2 que um pouco para norte desse ponto a marginal deixava de ter as duas faixas separadas e que havia uma nova marginal traçada mais junto à água, chamada Av. D João.
Podemos ver a situação do mapa de 1940 na foto panorâmica de 1936 com vista para sul. 

FOTO 3 - sul para cima
Zona litoral da Polana/Palmar em 1936
Azul escuro: Hotel Polana.
Verde claro: Av. António Enes e futura continuação para norte.

Laranja: posição da futura Rua da Nevala e sua direcção para a praia
 (onde se viam os chalés).
Carmesim: estrada do Palmar.
Amarelo: estrada marginal para Marracuene. 
Vermelho: o limite norte da muralha marítima construída entre 
Pavilhão de Chá a sul e a direcção da Rua da Nevala a norte

Em relação à estrada marginal para Marracuene noto que a nova marginal de 1955 ficou mais para o lado da praia, mas esta antiga pode ter sido reaproveitada (ver em baixo).
A situação actual da zona pode ser vista no Google Earth.


FOTO 4
Pontos mais interessantes sobre as estradas
 acima da direcção da Rua da Nevala, actual Nkrumah:

Preto: actualmente a faixa junto à praia das duas da estrada marginal. 
Ver a sua origem na FOTO 1.
Amarelo: suponho que seja a antiga estrada marginal
reaproveitada para a faixa interior da duas que a nova estrada marginal tem.

Carmesim: consequência da antiga estrada do Palmar.

Em relação à estrada marcada a carmesim noto que a zona acima e a baixo dela pertence depois da independência de Moçambique a um dos palácios da presidência e como se pode ver está murada para norte da direcção da Av. Nkrumah, antiga Nevala.
A FOTO 1 permitiu um melhor conhecimento da evolução da marginal para norte da direcção do Hotel Polana resultante de construções realizadas cerca de 1955.

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