Mais imagens do desfile de carros alegóricos mostrando as potencialidades e as actividades económicas de Moçambique ao presidente da república portuguesa Óscar Carmona de visita a Lourenço Marques, actual Maputo em 1939. Prosseguimos aproximadamente a partir de onde na última mensagem tinhamos terminado entre o Martha da Cruz & Tavares e a Garagem Auto Motor (Simal) e seguindo daí um pouco mais para nascente = leste.
Fauna bravia de Moçambique |
Da Garagem Auto Motor (Simal) vê-se na foto seguinte um canto (o mesmo da FOTO 2 daqui) mas depois aparece principalmente o prédio Pott/Avenida, sempre do lado norte da Av. da República, actual 25 de Setembro.
Os tambores militares com fardas oitocentistas que abriam o cortejo |
Viamos em cima o Prédio Pott/Avenida na fachada sul para a Av. da República e por trás uma torre da sua traseira da fachada para a Av. D. Luis, actual Samora. Ao fundo da foto aparecia o arco comemorativo à entrada dessa avenida que se tinha visto aqui nesta zona quando iluminada à noite.
Foto mais ou menos na mesma posição e perspectiva da de cima é a seguinte:
Carro do tabaco escoltado por top models locais |
Agora uma foto do site https://delagoabayworld.wordpress.com/ também da visita de Carmona e penso que do mesmo desfile. O esquadrão dos dragões dirigia-se de nascente = leste para poente = oeste pois o desfile terminou perto da Praça Mac Mahon, actual dos Trabalhadores. Curioso é reparar na distorção da foto com os elementos ao fundo surgindo mais próximos do que o olho humano observaria. Por exemplo não se vê o Café e Teatro Scala porque ficam escondidos pelo objecto mais à esquerda por estar um pouco saliente e os Correios por estarem um pouco recuados estão escondidos pelo Breyner & Wirth.
Azul: arco comemorativo na Av. D. Luis escondendo o Scala. Roxo: Breyner & Wirth escondendo os Correios Castanho: lado poente = oeste da Biblioteca de que se vê um pouco da fachada principal para a Av. da República, actual 25 de Setembro. Laranja: torre quadrada da estação de bombeiros (ver na 2a foto) |
Ver aqui no filme da Cinemateca Portuguesa.
Comentários