Imagens antigas da Av. 5 de Outubro e da igreja paroquial

Vamos nesta mensagem ver de novo a Av. D. Manoel, depois 5 de Outubro e actual Josina e um pouco melhor a Igreja Paroquial que ficava no seu último quarteirão. Esse troço da D. Manoel só depois da actual Praça da Independência ter sido criada em 1940 ficou separado do resto e passou a chamar-se Rua da Rádio. 
A FOTO 3 é conhecida, as outras são novidade no HoM. A primeira vem do site do jornal Süddeutsche Zeitung onde está à venda na versão original e deve ser de cerca de 1900.


FOTO 1
Vista da Av. D. Manoel nos inícios para nascente = leste.
Igreja Paroquial ao fundo à esquerda da avenida.
FOTO 2
As cabines dos operários que construiram a D. Manoel (e outras obras cerca de 1890)
Local mais próximo da Igreja do que o da FOTO 1
FOTO 3
Foto conhecida de c.1890 com a mesma vista da gravura (só com um galo à vista)
A FOTO 3 é conhecida daqui e com um bocadinho de esforço e adivinhação a tabuleta deve dizer Av. CENTRAL, que foi depois a Av. Manuel de Arriga e agora é a Marx. Podemos assim localizar melhor estas cabanas que teriam ficado no quarteirão mostrado aqui cerca de 1929 e aí do seu lado esquerdo.  
Veremos agora o último troço da avenida já chamada 5 de Outubro em 1937 com a igreja vista mais ou menos na posição das fotos de cima com a torre do campanário para a frente. Nota-se bem que o braço na rectaguarda da igreja estava do lado esquerdo para quem vê de frente após ter estado inicialmente do lado sul.


FOTO 4
Em 1937, em primeiro plano o antigo Hospital, depois o largo da Igreja
à direita da qual (para sul) passa a 5 de Outubro
Na FOTO 4 ao fundo à esquerda temos o Consulado Britânico e à direita a primeira Escola Distrital. Para o fundo o aterro da Maxaquene estava feito mas parecia ainda não arborizado (ver na primeira imagem as árvores já plantadas). A FOTO 4 teve de ser sido tirada das obras da actual Catedral católica e por isso podemos ver imaginar a altura que essa construção tinha atingido em 1937, um ano depois do início que tinha sido em 1936. 
Completa-se o artigo vendo-se na foto seguinte de Ana Maria Ribeiro que mesmo depois de 1940 a construção da nova Catedral avançava lentamente e que a igreja paroquial continuava ao fundo.

FOTO 5
Av. 5 de Outubro, antiga D. Manoel interrompida pela Praça

Comentários