FOTOS DMO - Edifício junto aos Paços do Concelho


Já falámos dos Paços do Concelho aqui e aqui e vimos mais desta zona ao falar do Paiol e das vistas da Maxaquene.
A Missão Suíça actualmente DMR disponibiliza através da USC digital library fotos do seu arquivo. A maioria está relacionada com as actividades da igreja mas há outras mais gerais com Lourenço Marques antigo de que poucas são conhecidas na net. Irei utilizá-las para algumas mensagens relacionadas ou não com a missão e normalmente aparecem com a marca DMO+. Problemas são que pela idade a qualidade geral das fotos é má e principalmente que os pixels com que estão disponíveis são absurdamente baixos. Pensava que tal doença (falta de aproveitamento dos recursos dispendidos) fosse só do IST e do SIPA mas afinal é epidemia internacional. Adiante.
A primeira foto mostra a estrada das antigas obras do porto que ficava na continuação da Av. Álvares Cabral em frente ao que veio a ser a ser a sede e as instalações do Desportivo. 

FOTO 1
Legenda diz "Hospitais do Governo - clínica e farmácia".
Temos os conhecidos Paços do Concelho ao fundo.
Não tenho mais nenhuma informação que fale desta "Clínica e farmácia" mas aceito como sendo verdade porque estas fotos da DMO+ estão normalmente bem legendadas. Refiro no entanto que Alfredo Pereira de Lima (APL) disse que foi construida uma casa anexa aos Paços do Concelho para ser posto de polícia para exame das meretrizes e aferição dos pesos e medidas de balanças e metros. Desta descrição de APL pareceu-me que essa fosse uma casa pequena mas a referência ao exame das prostitutas pode estar ligada à legenda de Clínica para o edifício aqui analisado. Quem sabe. 
Uma foto que confirma a localização que provém do grande conjunto de fotos antigas de Moçambique recolhido por Albertino Silva e aqui resproduzida com a devida vénia:

FOTO 2
Mesmo local visto da barreira para o lado da actual Av. Lenine
Vê-se que havia pequenas casas à direita da maior ao lado dos Paços uma das quais poderia ser a que a que APL se referia. Qual a função destes prédios fica por isso por esclarecer.
Outra foto da zona e da DMO+:

FOTO 3
Paços do Concelho com o estuário logo por trás 
vendo-se ainda um pouco da "Clinica e farmácia" do lado poente = oeste
Importante notar que ao ver estas fotos da "Clínica e farmácia" reconheci um dos poucos edifícios que não tinha conseguido identificar no filme de 1929, o que foi agora corrigido. As fotos seguintes são então retiradas desse filme da Cinemateca Nacional.

FOTO 4
O edifício agora identificado como "Clínica e farmácia" em 1929
De facto no filme as imagens da "Clínica e farmácia" aparecem imediatamente a seguir às das do Paço do Concelho sendo agora fácil perceber que as secções do filme foram montadas na sequência com que foram filmadas. 

FOTOS 5
Paços do Concelho aparecem no filme de 1929 
poucos segundos antes da "Clínica e farmácia"
Apesar do ar mais antiquado, por outras fotos do local pode-se concluir que o edifício da "Clínica e farmácia" foi construido posteriormente ao dos Paços do Concelho que é de 1901. Esse edifício ainda existia em 1949 como se pode ver na segunda foto da inauguração da piscina do Desportivo mas foi mais tarde demolido para permitir a extensão para oeste = poente dos Paços do Concelho, actual Tribunal.  
Para finalizar uma foto tirada da Ponta Vermelha para a Baixa da cidade onde se vê a mencionada estrada das Obras do Porto seguindo junto à barreira da Maxaquene. Ao fundo, para o centro da foto, a estrada passa em frente aos Paços do Concelho que é a mancha mais clara no limite do estuário com o trângulo no topo ao centro do edifício. Vê-se a "Clínica e farmácia" do lado de lá dele mas um pouco recuado do passeio. A FOTO 6 é então na direcção oposta à FOTO 1, para além de ser muito mais distante do local. 

FOTO 6 (Wexelsen)
Vista para poente = oeste antes de se efectuar o aterro da Maxaquene

Comentários