Depois de termos visto algumas fotos do farol da Ponta Vermelha de Lourenço Marques, actual Maputo aqui e aqui e de ele ter aparecido numa foto em cada uma das mensagens aqui e aqui, surgem mais algumas imagens interessantes sobre o local. Nesta mensagem também se falou de como era utilizado o farol nas aproximações ao porto cerca de 1903.
Começamos com duas fotos de poucos pixels do arquivo da Missão Suíça agora chamada DM-Echange et Mission (ou DMO) disponibilizadas através da USC digital library.
Legenda: Street in Maputo Mozambique 1909 |
Laranja: ? Castanho: Catembe Azul: estuário Cinzento: sombra da pessoa |
Penso que tudo se conjuga para que esteja na foto o farol da Ponta Vermelha a funcionar ou pelo menos a acender-se. Vê-se ao fundo água do estuário e a sua margem sul na Catembe, a sombra longa da pessoa oposta a poente indicando o final do dia, tudo compatível com estarmos por exemplo numa zona próxima do fim da Av. 24 de Julho a olharmos para a Ponta Vermelha e a uma hora em que o farol estivesse já ligado. Ver no entanto aqui dúvidas se não seria um outro farol colocado um pouco mais para norte ao alto da barreira da Polana.
Aparece de novo um farol, mas esse bem localizado, em foto da Missão relativa ao festival das escolas para o Principe Real:
Farol da Ponta Vermelha em 1907 ao centro da foto, junto ao Grémio Militar |
Agora uma foto dos Lazarus que também foi usada para um postal e com o farol na configuração que tinha nas duas fotos de cima depois de ter sido alteado.
A rua teve iluminação publica no tempo português mas parece estar agora abandonada/fechada. Ao fundo o Quartel General. |
Comentários
Desconheço se será o farol da foto, ou outra edificação qualquer.