Farol da Ponta Vermelha de Lourenço Marques, de noite e de dia (2/3)

Depois de termos visto algumas fotos do farol da Ponta Vermelha de Lourenço Marques, actual Maputo aqui e aqui e de ele ter aparecido numa foto em cada uma das mensagens aqui e aqui, surgem mais algumas imagens interessantes sobre o local. Nesta mensagem também se falou de como era utilizado o farol nas aproximações ao porto cerca de 1903.
Começamos com duas fotos de poucos pixels do arquivo da Missão Suíça agora chamada DM-Echange et Mission (ou DMO) disponibilizadas através da USC digital library.
Legenda: Street in Maputo Mozambique 1909 
A rua ainda em areia não tem interesse particular e na data não tenho muita confiança mas ao fundo vê-se o que para mim é inédito. 

Laranja: ?
Castanho: Catembe
Azul: estuário
Cinzento: sombra da pessoa

Penso que tudo se conjuga para que esteja na foto o farol da Ponta Vermelha a funcionar ou pelo menos a acender-se. Vê-se ao fundo água do estuário e a sua margem sul na Catembe, a sombra longa da pessoa oposta a poente indicando o final do dia, tudo compatível com estarmos por exemplo numa zona próxima do fim da Av. 24 de Julho a olharmos para a Ponta Vermelha e a uma hora em que o farol estivesse já ligado. Ver no entanto aqui dúvidas se não seria um outro farol colocado um pouco mais para norte ao alto da barreira da Polana. 
Aparece de novo um farol, mas esse bem localizado, em foto da Missão relativa ao festival das escolas para o Principe Real:
Farol da Ponta Vermelha em 1907 ao centro da foto, junto ao Grémio Militar

Agora uma foto dos Lazarus que também foi usada para um postal e com o farol na configuração que tinha nas duas fotos de cima depois de ter sido alteado.
Lighthouse Reuben Point - Farol Ponta Vermelha

E finalmente uma foto que suponho seja recente e em que me parece se mostra a zona do antigo farol junto ao fim do promontório e início da escarpa da Ponta Vermelha.
A rua teve iluminação publica no tempo português mas parece
estar agora abandonada/fechada. Ao fundo o Quartel General.

Comentários

Anónimo disse…
Em frente à R.dos Bons Sinais(uma pequena rua sem saída na Ponta Vermelha) frente ao antigo Quartel dos Adidos, haviam umas ruínas, que basicamente corresponderiam a uma cave, as quais se dizia serem de um antigo farol ali construído.
Desconheço se será o farol da foto, ou outra edificação qualquer.
Rogério Gens disse…
Caro leitor: Olhando para o mapa de 1925/26 a rua com nome similar ao que menciona seguia na crista da barreira e chamava-se do Mastro dos Sinais por esse dispositivo (não luminoso) estar aí colocado digamos na direcção do Governo Geral. O farol (houve dois mas no mesmo local) estava na direcção da Rua do Farol, a que desce ao lado do lado norte do Quartel General, quer dizer uns 200 a 300 metros para o lado da baía em relação ao mastro e o espaço em volta dele permaneceu sempre livre. Concluindo pela sua informação não sei dizer se o que viu estará relacionado com uma coisa ou outra ou com nenhuma delas. Cumprimentos.
Anónimo disse…
Sempre ouvi, que essas ruínas perto da R.dos Bons Sinais eram do antigo farol. Brinquei muitas vezes aí.