Já falámos especificamente desta Antiga Av. Augusto Castilho, actual Lenine aqui (acima da Rua da Rádio) e aqui (abaixo) mas novas e interessantes fotos permitem continuar o tema.
A primeira vem do site da Universidade Milwaukee, o autor é Harrison Forman e é dita ser de cerca de 1960. Para as reproduções lembro que é norma da internet, para além da moralidade que cada um tenha, que seja citada a fonte original ...
Av. Augusto de Castilho na transversal e Av. Brito Camacho actual Lumumba a subir para a Ponta Vermelha/Polana. |
À direita na esquina sudeste do cruzamento vemos o edifício Tonelli (vê-lo também com o toldo do restaurante ao fundo daqui) com o restaurante Lourenço Marques no rés do chão e as suas tipicas letras de reclame.
Como disse para a foto de Lowell Boileau junto ao mercado, só ao vermos estas fotos antigas nos apercebemos de como sitios actuais, embora com os edifícios e as ruas básicamente inalterados, são tão diferentes daquilo que foram.
Agora uma foto gentilmente cedida por Fernanda Simões mostrando a central telefónica automática, localizada logo acima do cruzamento do sinaleiro na Av. Augusto de Castilho.Como disse para a foto de Lowell Boileau junto ao mercado, só ao vermos estas fotos antigas nos apercebemos de como sitios actuais, embora com os edifícios e as ruas básicamente inalterados, são tão diferentes daquilo que foram.
Foto (tremida) cerca dos anos 50 da central na Av. Augusto de Castilho. A mancha verde à esquerda da foto inclui o canto nordeste do jardim botânico. |
O edifício inicial, para cá da torre, foi em 1969 aumentado
e bastante transformado em estilo (ver aqui)
|
Em frente à Central para leste e ao prédio Tonelli para norte fica o antigo consulado britânico, agora Embaixada, por onde passou o Churchill do "nunca tão poucos fizeram tanto por tantos". Temos fotos dos seus "frondosos" jardins numa recepção em 2011.
"Coat of arms" real britânico na varanda da fachada principal virada para oeste. Inserção à direita: brasão já existente em foto antiga na mesma posição |
Recepção nos jardins da Embaixada entre o edifício e a actual Av. Lenine |
Entre a luz e as árvores, ao fundo e ao alto aparece do outro lado da actual Av. Lenine o prédio da central automática e na foto da direita vê-se a esquina do seu topo norte.
Comentários