Vimos já muitas imagens e descrevemos em pormenor a construção desta praça e da estátua de Mousinho de Albuquerque e do edifício da Câmara Municipal mas temos três novas fotos do HoM de 1949 em Lourenço Marques, actual Maputo.
Vista para norte com praça, estátua e Câmara, actual Conselho Municipal |
Vista um pouco mais para leste captando a Catedral Católica |
Canto sudeste da praça com lancil de passeio em curva. |
Como se vê nas três fotos, cerca de dez anos depois da inauguração da praça decorriam obras de certa envergadura no seu pavimento.
Agora sobre a estátua de Mousinho, duas fotos e informação da Câmara Municipal de Mafra que obteve o espólio de António Maria Ribeiro que foi responsável pela fundição como é aqui explicado.
Foto da Fundição de Arte Guedes & Ribeiro de Vila Nova de Gaia |
Pela data Março de 1938 não sei se se trata de um modelo ou da própria estátua que foi inaugurada em Dezembro de 1940 mas presumo que seja mesmo do conjunto final, o que teria requerido um armazém de grande pé direito. Lembro que já tinhamos visto uma maquete na última imagem daqui. Diz o texto do registo da foto: Fotografia (prova a preto e branco) de monumento dedicado a Mousinho de Albuquerque, sendo as partes em bronze que o compõem da responsabilidade técnica de António Maria Ribeiro. O monumento é composto por pódium e estátua equestre de Mousinho de Albuquerque, em bronze. O pódium, de frente, apresenta na base escultura de figura feminina com criança (bronze), sobre a inscrição "Moçambique reconhecida", sobrepujada pela inscrição, em baixo relevo, "A/ Mousinho/ de/ Albuquerque/ (escudo português)/ MCMXXXII"; no alçado lateral visível (à esquerda), alto relevo (bronze) representando vários indivíduos, militares e nativos, sobrepujado por inscrição em baixo relevo "Chaimite/ 28.12.95". Sobre o pódium, estátua equestre (bronze) de Mousinho de Albuquerque. No verso da fotografia encontra-se manuscrito "Obra de Simões d'Almeida/ sob./ Estátua de Mousinho de/ Albuquerque em Lourenço/ Marques./ Fundição bronze sob./ a direcção artistica de/ António Maria Ribeiro/ Vila Nova de Gaia/ 27.3.1938" e o carimbo "António Maria Ribeiro/ Escultor/ cinzelador-desenhador/ Lisboa - Porto".
As partes em bronze que compõem este monumento foram fundidas na Fundição de Arte Guedes & Ribeiro, sita na Av. da República, 1101, em Vila Nova de Gaia. Esta Fundição foi fundada no período do Estado Novo (década de 20'/30'?) por António Maria Ribeiro e um seu sócio (Guedes?), e nasceu da fusão entre a Fundição Sá Lemos e a Fundição da Empresa Artistica Teixeira Lopes, sendo seu director artístico o próprio António Maria Ribeiro.
Comentários