Fotos da Praça Mac Mahon para o final dos anos 30 e mais uma

Continuamos com imagens da Praça Mac Mahon de Lourenço Marques, actual dos Trabalhadores em Maputo. Recordo que este era o local previligiado para as cerimónias civis e militares na cidade antes de em 1940 se ter construido a Praça Mousinho, actual da Independência e se ter criado aí o novo centro cívico. Daí algumas destas imagens com grandes aglomerações de pessoas num cenário, a meu ver, impressionante.


FOTO 1
Em 1937, a praça em vista para a estação de Caminhos de Ferro
O monumento aos mortos da Grande Guerra tinha sido inaugurado em 1935. Na FOTO 1 praça ainda estava inteira embora do seu jardim inicial de quando se chamava Praça Azeredo sobrasse um pequena parte e os topos tinham sido arredondados. 

FOTO 2
Também em 1937. Foto tirada subindo ao plinto do monumento 
exactamente às dez horas e catorze minutos. Quanto ao "roam the town" ...
Agora a FOTO 3 tirada no sentido contrário ao duas anteriores olhando-se para o topo nascente = leste da Praça, o que fica oposto à estação.

FOTO 3
Foto de 1936 para nascente
Vemos em primeiro plano um carro eléctrico e este foi o último ano em que circularam. Ao lado um autocarro e um automóvel particular simbolizando a mudança nos meios de transporte.
Ao fundo o prédio da clarabóia (mas já não a tinha) e para a sua direita o que penso serem os dois edifícios da Delagoa Bay que vimos aqui. Mais para a direita a entrada na Rua Araujo e depois está o edifício dos CFM na sua primeira primeira versão de três pisos (ver individualmente na FOTO 5). Depois vê-se a Av. 18 de Maio, mais tarde 28 de Maio e actual M. de Inhaminga e na ponta direita edifícios que podem ser as primeiras estações de combóio e é pena não se poderem ver melhor aqui.
A FOTO 4 é de 1940 e a praça está transformada. Ao centro a circundar o monumento está um espaço circular com passeio pavimentado a calçada e um relvado. À volta estão novas vias de circulação. Esta foto permite ver também o que existia na face nascente da praça do prédio da clarabóia para a sua esquerda = norte:

FOTO 4
Parada de comemoração da Grande Guerra em 1940. Torre com dois altifalantes.
Na FOTO 4 vê-se bem a entrada na Rua Consiglieri Pedroso (CP) e o edifício mais comprido com varanda alpendrada é o que penso ter sido o Hotel de Paris. Também noutra mensagem vimos nas duas primeiras fotos essa entrada nessa rua, particularmente a casa térrea na esquina do lado do prédio da clarabóia.
Na FOTO 5 está o já citado edifício dos serviços do porto, cais e CFM na parte nascente = leste da praça Mac Mahon e entre a Rua Araújo à esquerda = norte = lado da cidade e Avenida 18 de Maio à direita = sul = lado do porto.

FOTO 5
Em 1939 o edifício modernista dos CFM engalanado para a visita de Carmona

Finalmente na FOTO 6 um pormenor da praça talvez nos anos 40 ou 50 com grupo junto ao monumento/padrão.

FOTO 6
 Penso que a informação era tratar-se do coro do Rádio Clube
Para o fundo à esquerda da FOTO 6 vê-se o mesmo edifício da FOTO 4 que estava à entrada da Rua CP e antes do Hotel de Paris.
O site oficial português Memória de África disponibilizou a publicação Moçambique Documentário Trimestral que foi digitalizada e incorporada na sua Biblioteca Digital através de protocolo para a cedência de conteúdos assinado entre a Caixa Geral de Depósitos e a Fundação Portugal-África. Com excepção da FOTO 6 que é reprodução dum postal há tempos colocado à venda no site delcampe.net estas fotos, depois de certo tratamento, são daí reproduzidas.

Comentários