Continuando com as fotos dos missionários suíços actualmente Exchange et Mission (DMR) de Lourenço Marques, actual Maputo. Para algumas destas reconhece-se o local e para outras não e é pena porque parecem interessantes. A fraca resolução do material disponibilizado no site da Universidade Southern California (USC) também não ajuda nem motiva muito as "investigações" ...
FOTO 1
"Carregando uma carga" com data até 1911 |
O edifício ao fundo à esquerda pelas portas altas e redondas em cima fez-me lembrar o mercado mas como se pode ver em baixo não é. Por isso não sei onde terá sido tirada esta foto e o que se construía com as máquinas.
FOTO 2
Vista para noroeste do mercado entre 1901 e 1905. O topo do telhado é diferente do que se vê na FOTO 1 ao fundo. |
FOTO 3
"Edifícios em Maputo" no que parece uma avenida paralela à baixa onde começa a cidade alta |
Se o sol for de manhã cedo ao fundo seria o Alto Maé, quer dizer a Baixa seria para a esquerda. Mas como não conheço os pavilhões compridos à esquerda nem as pequenas casas em frente o sentido da foto pode ser ao contrário, isto ser a Polana para o fundo. Tentei ver se era na Av. 5 de Outubro onde se construiram na passagem do século 19 ao 20 casas para operários mas (parece que) não se vê nesta foto a igreja paroquial que identificaria essa avenida. Pode ser numa avenida mais para cima, a actual Av. Min ou 24 de Julho antes de ser preparada ou nas outras paralelas mais para cima. Noto que o intervalo de anos 1900-1915 dado na legenda da foto é também tão largo que pouca utilidade tem.
O edifício seguinte podia ser um dos da FOTO 3 mas pelo menos dos primeiros não será porque este tem escadas ao centro para ao lado da rua que parece não se vê neles.
FOTO 4
"Edifícios em Maputo" e a informação sobre a data é entre 1900 e 1915 |
Uma hipótese é a FOTO 4 ser no hospital (vê-se outra construção mais para a esquerda e talvez estivessem ligadas a nível das varandas) mas os pavilhões do Hospital deste tipo não tinham respiros no topo - ver várias enfermarias aqui.
FOTO 5
Barreiras duponho que as da Maxaquene já conhecidas daqui. Quase não se repara no senhor ao centro-esquerda. |
FOTO 6
Legenda: "Missão e antenas de TSF" |
Estes mastros para antenas com um T no topo não são os conhecidos da TSF na Polana nem da telegrafia para a navegação mais para norte e que havia na cidade em 1929. "Missão" na legenda e supondo que era a dos autores das fotos tanto podia ser a da Av. Pinheiro Chagas como a do Chamanculo mas desconheço ter havido nesses dois locais antenas de TSF. Como também desconheço outros locais da Missão na cidade, esta foto cria uma nova pista interessante a pesquisar sobre o seu passado. De facto neste artigo mostram-se duas torres deste tipo na Ponta Vermelha em 1919 e que estariam certamente dentro da concessão da Eastern Telegraph. Embora não pareçam ter o desenho que estas tinham no topo o local podia ser o mesmo e ter havido mudanças no equipamento.
Agora uma foto de senhor com riquexó dando nova perspectiva dum local que penso reconhecer. Era um pouco para cima (norte) do que mais tarde aparecia assim na primeira foto.
FOTO 7
Verde: kiosk Olympia=Olimpia Laranja e vermelho: edifício da companhia eléctrica e chaminé da central |
Na FOTO 7 vê-se o Olympia=Olimpia quase do mesmo ângulo que se viu aqui na primeira foto dessa mensagem. A FOTO 7 deve ter sido tirada no cruzamento da Av. Paiva Manso, actual Magaia com a Fernão de Magalhães onde começa a subida para a parte alta da cidade.
FOTO 8
Avenida da Republica, actual 25 de Setembro |
Penso que temos a Ponta Vermelha ao fundo por isso a foto deve ser do centro para poente da Baixa mas não consigo fazer localização precisa a partir dos elementos circundantes.
Noto que nalgumas destas fotos há números que aparecem ao contrário mas como isso acontece também para as fotos de que se conhece perfeitamente o local e que estão com a face correcta não me parece que tenha significado particular.
Comentários