Ponte de embarque da Catembe do início do século XX (20) e a moderna

Esta importante estrutura de engenharia tinha sido construida na Catembe mas não sei exactamente em que data. Pelo aspecto das fotos e como o método foi o da estacas de betão presumo que tenha sido feita ao tempo da ampliação da ponte cais Gorjão ocorrida cerca de 1910 na margem norte do estuário (ver aqui mais bate estacas em operação no porto).


FOTO 1

Ponte da Catembe

FOTO 2
Praia da Catembe
As FOTOS 1 e 2 parece terem sido tiradas na mesma altura atendendo à posição e caractrísticas dos três barcos  à vista. A FOTO 1 é dita ser de 1910, não tenho certeza das datas mas pelas casas essa época parece provável.
A foto seguinte da Missão Suíça (DMO) disponibilizada pela  USC digital library mostra a mesma ponte da Catembe vendo-se a cidade de Lourenço Marques na fase inicial ao fundo.

FOTO 3
Ponte da Catembe à direita penetrando no estuário. Data desconhecida.
Para complementar, temos fotos mais ou menos recentes da ponte de embarque da Catembe para ferry boat que foi construida em 1970 por isso não relacionada com a que se viu em cima (mais detalhes num comentário de leitor em baixo).
A primeira foto foi tirada da praia da Catembe para norte e a segunda foto foi tirada da ponte de embarque para a praia, quer dizer no sentido inverso:


FOTO 4
Estrutura de betão com a parte exterior bastante degradada

FOTO 5
Ponte de embarque moderna preparada para o embarque de viaturas.
Mais sobre estas duas pontes de embarque aqui e aqui.

Comentários

Anónimo disse…
Caro Curioso,
Os meus cps.
Tenho que fazer uma rectificaçao a esta mensagem. As duas ultimas fotografías sao da ponte nova para atraque dos ferry-boats que, cojuntamente com a que existe em LM, em frente da Fazenda, foi mandada construir pelos Caminhos de Ferro e a empreitada executada pela firma "Engenheiros Constructores, Ltda". Inauguradas em 1970, a direcçao técnica da obra esteve a cargo do Engº Fernando Alberto Faria Neves, filho do saudoso Dr. Mauricio Neves. A técnica desenvolvida foi de estacas de betao com molde de tubo perdido, até uma distancia determinada, e depois uma ponte de ferro basculante, que apoiada num batelao, acompanhava as baixadas e subidas da mare de forma a permitir o trafico de veículos.
É uma pena o estado de degradaçao dos "duqes de alba".
Um abraço.
Rogério Gens disse…
Caro leitor: Obrigado pela correcção de que reproduzi no texto o termos fundamentais. Cumprimentos