Detalhes de Vila Luísa/Marracuene e sua relação com a empresa dos Caminhos de Ferro (1/2)

Tinhamos falado aqui das automotoras Micheline dos Caminhos de Ferro (CF) em Moçambique e de que a sua utilização inicial tinha sido na ligação ferroviária para a Vila Luísa/Marracuene nos arredores de Lourenço Marques (LM), vila essa de que vimos aqui  imagens muito antigas. 
Esta é a primeira foto que conheço demonstrando essa utilização e é reprodução do livro Ronda de África que faz parte das colecções da Biblioteca Pública Municipal do Porto.  Dessa obra e seu autor falaremos com mais detalhe noutra mensagem.
Automotora Micheline dos CFM na estação de Marracuene

Uma foto recente da estação Marracuene mostra que ela é diferente da de cima. Podemos afirmar que a actual era a que existia em 1964 e suponho que a de 1949 seja a construção que se vê ainda para o fundo depois da árvore:

Estação de caminho de ferro de Marracuene

Agora foto de turistas holandeses de passagem por Lourenço Marques em 1939 com uma automotora Micheline e que tudo leva a crer seja em Marracuene:
Micheline e o vale do rio Incomáti por trás

Um filme da Cinemateca Nacional de 1950 curiosamente mostra
 (aos 4 minutos e 26 segundos) uma das automotoras Micheline no recinto dos caminhos de ferro em Lourenço Marques (LM) o que terá acontecido pela mesma altura da foto do livro Ronda de África da primeira foto:
Micheline na linha principal de saída da estação de LM que se vê ao fundo

Voltando a Marracuene, outra foto do livro Ronda de África e também de cerca de 1949, mostra o batelão que fazia a travessia entre a vila e a margem oposta do Rio Incomáti em direcção à Macaneta.

Travessia do Rio Incomáti junto a Marracuene

Passando para fotos muito mais antigas oriundas do livro
 História dos Caminhos de Ferro de Alfredo Pereira de Lima (APL) que faz também parte das colecções da Biblioteca Pública Municipal do Porto. Falámos já nesta mensagem da construção da via férrea entre LM e Marracuene que foi primeiramente executada em via reduzida em 1918. O director dos CFLM na altura era o Eng. Carlos Augusto de Sá-Carneiro que é indicado na foto seguinte com a cruz no braço e de que falámos bastante aqui.
Equipa dos CFLM envolvida na Linha de Marracuene

Ver mais aqui sobre o envolvimento dos CFM no desenvolvimento de Vila Luísa / Marracuene.

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