Mais fotos antigas da Praia da Polana de Lourenço Marques

Depois de na mensagem anterior termos revisto com novas imagens o Caracol da Polana, vamos agora ver/rever com imagens inéditas e algumas repetidas o que se foi passando junto à praia. Começamos com uma foto do suplemento O Ilustrado do jornal Notícias de Lourenço Marques das colecções da Biblioteca Pública Municipal do Porto.  

FOTO 1
"Maré cheia ... de automóveis" em 1933. Estacionamento complicado
 num terreno na diagonal entre o Pavilhão de Chá e a barreira

No canto inferior esquerdo da FOTO 1 vêm-se cabines/vestiários que ficavam para sul do Pavilhão de Chá e entre a estrada e a água e que podemos relembrar na FOTO 2. Esta foto em relação à sétima desta mensagem só difere na posição das pessoas precisamente nesses vestiários e de alguns banhistas.

FOTO 2
Pavilhão de Chá quando tinha sido construido recentemente

Os vestiários foram instalados sobre uma plataforma de pedra ou de betão penetrando uns 10 metros sobre água. Pode-se vê-la muito mais tarde aqui e aqui a ser usada como areal artificial, talvez depois de modificações.
Recuamos pelo menos uns dez anos em relação à FOTO 2 e temos na FOTO 3 (com a devida vénia a Albertino Silva) a praia da Polana antes da construção do Pavilhão de Chá e do Caracol. Estão pessoas sentadas em bancos a observar não se sabe o quê:

FOTO 3 (bancos na praia)
Tirada ao lado das instalações do Sr. Almeida
com o outro restaurante/bar a norte (falámos disso aqui 

Agora a FOTO 4 dos irmãos Lazarus por isso de 1908 ou anterior e que foi tirada um pouco para trás ou seja para sul da FOTO 3. Como o Caracol é de 1910/11 ele ainda não aparecia nesta foto e veio depois a incrustar-se na barreira muito arborizada que se vê à esquerda entre as posições das duas instalações de praia: 

FOTO 4 (retirada daqui)
À esquerda: as instalações do Sr. Almeida (vestiário e restaurante)
e ao fundo o outro restaurante/bar na praia da Polana

Na FOTO 4 na praia não havia pontão por isso não havia rede de protecção. 
Nas FOTOS 5 estão duas pequenas fotos do anúncio dum postal colocado à venda no site delcampe.net. As duas devem então ser mais ou menos da mesma data e via-se já o Caracol, que não existia nas FOTOS 3 e 4, e para além das instalações na praia do Sr. Almeida também se via uma torre de saltos, um pontão que entrava pela baía e pelo menos uma parte da vedação do recinto de banhos. 

MONTAGEM 1
à esquerda: vista aproximadamente para sul
à direita: vista aproximadamente para norte

Como nelas aparece o Caracol, as fotos da MONTAGEM 1 são de 1910 ou posteriores. Na da esquerda não se vê o 
Clube Naval que é de 1919 mas havia uma muralha saída da praia pelo que se devia estar a preparar a sua construção.  
A seguir na MONTAGEM 2 temos duas fotos que já tinhamos visto. Foram tiradas em posições semelhantes às da MONTAGEM 1 e da comparação veremos que são (respectivamente) posteriores a elas.

MONTAGEM 2
à esquerda: ao fundo o Clube Naval que não se via na MONTAGEM 1 à esquerda
à direita: Pavilhão de Chá que não se via na MONTAGEM 1 à direita, 
o recinto de banhos tinha sido fechado pelo pontão e rede.

Relembro que o restaurante que tinha sido do Sr. Almeida pelo menos em 1914 tinha passado para o Sr. Brossoni como tinhamos visto aqui.

Comentários