Prédio na Praça Azeredo de Lourenço Marques cerca de 1900 - 1910

Temos falado muito da Praça Azeredo, depois Mac Mahon e actual dos Trabalhadores que fica em frente à estação de Caminhos de Ferro de Maputo, antiga Lourenço Marques. Há dois postais muito antigos relacionadas com ela que penso agora localizar correctamente mas sem ser capaz de datar precisamente. 

FOTO 1
Foto de Lazarus entre 1899 e 1908: Praça Azeredo
Vê-se na FOTO 1 um elegante prédio de alvenaria na praça e análise mais atenta mostra que estava mesmo na sua parte central. Vamos colocar marcas para perceber melhor como era:


Detalhe da FOTO 1 com marcas
Três marcas no prédio, outra castanha numa rua 

A rua que passa ao fundo compreenderemos que é a da face nascente = leste da praça (mapa em baixo). Não se vê a rua na face sul da praça que passará por trás da fachada do prédio oposta para sul à marcada a amarelo pois está tapada por ele e pelo jardim. 
Olhando bem para cima da entrada na fachada marcada a amarelo, que seria então virada a norte e para o eixo central da praça, estão umas inscrições em que me parece adivinhar algo como RESTAURANTE PORTUGAL (clique na foto para aumentar), mas certezas zero.
A legenda da FOTO 2 em baixo fala do jardim e da estação e tem de ser olhada com atenção. Como se vê um carro eléctrico ao fundo, a construção à direita da foto não pode ser o edifício exterior actual da estação (o carro eléctrico não podia passar por trás dele e para voltar ir cruzar as linhas e o cais da estação), por isso para estar a estação na foto ela tinha de estar a ser vista do seu cais para a praça. Mas podemos verificar na inserção que o que se veria nessa direcção do cais da estação para a praça seria muito diferente do prédio da FOTO 1. 
Parece-me então que a estação referida na legenda da foto era a que ficava ao fundo = para SE da praça, e de facto à esquerda vê-se o telhado dum edifício comprido que pode corresponder a este que mais tarde foi da alfândega. Essa estação funcionou até cerca de 1910 e a foto pode ser anterior por isso a sua legenda estará certa.

FOTO 2
O prédio à direita é o mesmo prédio da FOTO 1 e ficava no canto sudeste da Praça.
Mas não é a traseira do edifício exterior da estação actual que se vê na inserção

Para tirar dúvidas temos a FOTO 3 tirada do interior da estação ao longo do lado sul do edifício do cais construido até 1910. Consegue-se ver o que existia na Praça pelo que a foto foi tirada antes da construção do edifício exterior da estação que decorreu de 1913 a 1916.

FOTO 3
Para o fundo, fora da estação via-se o mesmo prédio das FOTOS 1 e 2

Vamos explicar isto num mapa de 1925/26, notando no entanto que o prédio já não existia nessa altura e que a praça foi sofrendo modificações ao longo do tempo. Por isso a posição indicada no mapa para o prédio pode não ser muito precisa mas principalmente pelo alinhamento da FOTO 3 (seta vermelha) ele ficaria na praça em frente à entrada para a Rua Araújo, actual Bagamoyo.


MAPA 1925/26
Posição do prédio (preto com amarelo, azul e verde)
 e como foram tiradas as três fotos (setas laranja, vermelho e castanho claro).
Castanho escuro: 
rua no limite leste da Praça como nas FOTOS 1 e 2
Losango castanho: posição do carro eléctrico da FOTO 2 

Em duas das fotos da Praça Azeredo em que se vê o quarteirão entre a Rua Consiglieri Pedroso e a Rua Araújo, actual Bagamoyo e que estão na MONTAGEM 1, não aparece o prédio. Nelas não se consegue ver bem se havia já linha de eléctrico ou não, por isso se são de 1904 ou posteriores mas devem ser da segunda metade dessa década. 

MONTAGEM 1
Castanho: rua no limite leste da Praça
Laranjas: cores de áleas do jardim comuns
Vermelho: construção na praça que não era o prédio das fotos anteriores
Setas pretas: indicando que o prédio das fotos anteriores 
estaria mais para a direita = sul
Rosa: prédio de dois pisos na esquina com a Rua Bagamoyo,
o prédio das fotos anteriores estava ainda mais para a direita dessa linha. 

Podia ser que os prédios que se vêm na MONTAGEM 1 existissem ao tempo da FOTO 1 mas estivessem tapados pelas árvores que se vêm à esquerda da FOTO 1 ou ficassem ainda mais para a esquerda. No entanto a vista para a face leste da praça está desimpedida na FOTO 2 pelo que se conclui que a FOTO 2 (que é de 1904 pelo menos, pois aparece nela um eléctrico, a não ser que seja de "photoshop" o que é  a ter em conta dada a sua imprecisão) e por isso o prédio aqui em questão é anterior às construções nessa face leste = nascente da Praça. Dá também a ideia que essas construções à vista na MONTAGEM 1 foram feitas após a FOTO 2 e num curto intervalo de tempo.
A razão principal para o prédio não aparecer noutras fotos para além das três aqui mostradas deve ter sido a rápida necessidade de o demolir para que, por algum motivo, se pudesse modificar o desenho original da Praça.
PS: li que existiu um restaurante da estação talvez antes dela ter sido construida onde é agora. Podia então ser o edifício da FOTO 1. 

Comentários