Mostrámos já aqui duas fotos da obra Ronda de África de que um exemplar faz parte das colecções da Biblioteca Pública Municipal do Porto.
Contém fotos de Lourenço Marques, actual Maputo que são muito interessantes pois desta época as muitas que devem existir devem estar enfiadas em gavetas (ver aqui sobre um bom exemplo de altruísmo). E é notório que esta época está pouco documentada fotográficamente porque não é comum ver-se automóveis do tipo dos que se vê aqui.
FOTO 1
Vista para o lado poente da Rua Consiglieri Pedroso |
À esquerda está a entrada para a Travessa A. Furtado, à direita para a do Baluarte Norte. Vê-se o John Orr antigo à esquerda e a Casa Fabião à direita fazendo esquina com a Travessa do Baluarte Norte. Os carris do carro eléctrico estavam ainda bem à mostra.
Na mesma zona, mas virados para norte no prolongamento da Av. Manuel da Arriaga actual Marx, que tinha sido aberto uns 10 anos antes como aqui se explicou, tinhamos a vista da FOTO 2. Não perdurou muito mais tempo por causa primeiro da construção deste prédio que veio ocupar o espaço vazio que se via antes do prédio de três pisos à esquerda (que era a Casa da Sorte) e já para o final dos anos 60/início dos 70 por causa duns prédios altos construídos mesmo depois da esquina que está mais próxima à esquerda (vê-se aí o lancil do passeio a curvar) e onde estava uma construção que não consigo perceber o que era.
FOTO 2
Rua Consiglieri Pedroso passa na transversal neste local Av. Manuel de Arriaga prolongada começa aqui subindo ao fundo para a alta da cidade. |
Cerca de 1939 deslocando-nos uns 200 metros para nordeste da posição da FOTO 3 tiraríamos a foto seguinte:
FOTO 3
Travessa das Laranjeiras na transversal e entrada do lado leste da Rua da Gávea olhando-se para poente = oeste |
Na primeira foto desta mensagem via-se a Rua da Gávea na mesma direcção da FOTO 3 mas uns 50 metros mais para diante. Aí estava-se quase no cruzamento com a Av. Manuel de Arriaga que nesta FOTO 3 se vê já depois do prolongamento onde está a passar a carrinha antiga.
Na FOTO 3 estamos onde se contactam a Rua da Gávea e a Travesssa das Laranjeiras, actual do Banco de Moçambique, que passa na transversal. Na FOTO 4 desta mensagem podemos ver o mesmo local da FOTO 3 mas na direcção oposta e a uma distância de cerca de 20 metros. Nessa foto começava a construção do Hotel Turismo, aqui na FOTO 3 vê-se ainda a construção que o antecedeu, uma de dois pisos na esquina com a Av. Manuel de Arriaga (ver mais dessa zona recentemente aqui).
Colocando os pontos principais referidos acima num mapa dos anos 40-50, que representa bem a situação fotografada nestas três fotos:
Seta azul: para a FOTO 1 Seta castanha: para a FOTO 2 Seta Vermelha: para a FOTO 3 Castanho claro: Rua Consiglieri Pedroso, oeste à esquerda Laranja: Casa Fabião Verde: Casa da Sorte Amarelo: Rua da Gávea, de que boa parte tinha sido demolida para se fazer o prolongamento da Av. Manuel de Arriaga Azul escuro: Av. Manuel de Arriaga, com duas faixas de rodagem e largo separador central (ver na FOTO 2 e aqui na segunda foto) Rosa: face do terreno onde cerca de 1968 se construiu o Hotel Turismo virada para a Rua da Gávea Roxo: prédio modernista das FOTOS 1 e 3 |
FOTO 4 |
Vista para norte a partir da esquina do prolongamento da Av. Manuel de Arriaga com a Rua Consiglieri Pedroso |
Parece-me que nesta FOTO 4 que já não existia o quiosque no canto a nordeste do bazar e que surgiam torres na parte mais alta da cidade.
Agora foto recente da zona com prostituição de rua na Travessa do Baluarte Norte, a sul da Rua da Gávea.
Agora foto recente da zona com prostituição de rua na Travessa do Baluarte Norte, a sul da Rua da Gávea.
FOTO 5 (alamy)
Na esquina do passeio a Casa Fabião (mais antiga aqui) e do outro lado da Rua Consiglieri Pedroso o antigo Tobler/John Orr |
Comentários