Nova foto da avenida da Polana em Lourenço Marques no início do século XX (20)

Esta foto foi publicada no livro de Alfredo Pereira de Lima "Casas que fizeram Lourenço Marques". Está aí claramente legendada como sendo na Av. da Polana, depois Duques de Connaught, depois António Enes e actual Nyerere mas só a consegui localizar mais precisamente na sequência da publicação doutras mensagens sobre a avenida nomeadamente a da vivenda dos Wandschneiders ao fundo da Av. 24 de Julho, a do carro eléctrico a dar a curva à sua frente e a dos carros eléctricos na Av. da Polana entre a Av. 24 de Julho e a Ponta Vermelha.

FOTO 1
Vista da estrada (depois avenida) da Polana talvez entre 1900 e 1910
As duas casas mais próximas à esquerda da FOTO 1 em princípio não as reconheço mas  ao fundo está a casa da família Wandschneider com a torre na esquina. Esta é assim uma vista ao longo da avenida da Polana para sul isto é para o lado da Ponta Vermelha e foi tirada mais ou menos onde foi depois construído o Ateneu Grego (palácio dos casamentos) na esquina com a actual Av. Touré. A FOTO 1 é anterior a 1922 pois não se via a linha de carro eléctrico para o Hotel Polana. É possível que seja anterior a 1904 dado que ao fundo também não parece haver a linha de eléctrico inicial para a Ponta Vermelha mas é dificil ter a certeza sobre isso.

Localizando num mapa orientado para ser visto em posição similar à da foto:

MAPA de 1903
Laranja:  Av. da Polana, depois Duques de Connaught,
 depois António Enes e actual Nyerere
Seta preta: direcção da FOTO 1 mas em posição incerta
Verde: Av. Francisco Costa, actual 24 de Julho a chegar à Polana
Amarelo: Rua de S. Gabriel entra a Av. da Polana e o Miradouro

Branco: Av. Duquesa de Connaught, actual Engels, do Miradouro
Castanho: Av. Afonso de Albuquerque, actual Touré
Roxo: casa dos Wandschneider na esquina sudeste
do cruzamento da Av. da Polana com a Rua de S. Gabriel
Azuis: outras três casas do lado leste da Av. da Polana
A posição da seta preta e donde foi tirada a FOTO 1 é um pouco incerta pois nela não se vê bem se havia duas ou três casas antes do eixo Rua de S. Gabriel - Av 24 de Julho para tentar fazer a correspondência com o mapa (que já por si podia não ser preciso ou representar correctamente o que estava na FOTO 1). Assim a foto tanto pode ter sido tirada antes como depois do cruzamento com a Av. Afonso de Albuquerque mas terá sido perto daí (à direita de onde está a pessoa a pé parece haver uma clareira mas não dá para certeza se seria parte desse cruzamento). 
Do lado direito (oeste = poente) do mapa de 1903 e pelo que se vê na FOTO 1 não havia casas pois aí era ainda concessão da Eastern Telegraph (ET) que vinha desde a Ponta Vermelha e que foi urbanizada mais tarde. Fala-se aqui mais da concessão da ET e da DBLS que ficava para norte dela com partes justapostas uns dois quarteirões acima (para norte) da actual Av. Mondlane. 
Podemos ver a concessão da ET melhor neste mapa de 1914 mas notando que ele é posterior à FOTO 1 (foi adaptado da tese de doutoramento de Lisandra Mendonça):

MAPA de 1914 (orientação oposta à do MAPA de 1903 e à da FOTO 1)
Mancha laranja: onde tinha sido a concessão da ET 
explicando-se porque do lado direito da FOTO 1 não havia casas
Outras cores: como no mapa de 1903
Os terrenos para a direita da concessão da ET eram do Estado e tinham sido urbanizados muito mais cedo como se vê pelas casas à esquerda da FOTO 1. Ponto a notar é ainda que essas casas talvez fossem das últimas para norte nesta faixa da Polana. Como já dissemos mesmo quando o Hotel Polana foi construído, talvez 20 anos depois da FOTO 1, a sua zona era ainda desabitada e considerada mato. Pode-se ver aqui algumas fotos da zona nesses tempos primitivos pois era por aí, mas um pouco mais para o interior, que se tinha construído havia pouco o observatório meteorológico Campos Rodrigues.

Comentários