Panorâmica da Baixa cerca de 1895 a partir da barreira da Maxaquene (foto AHM) e outras

Esta foto é do Arquivo Histórico de Moçambique (Colecção Iconográfica da Câmara Municipal de Lourenço Marques - Icon 7) e já foi referida em pelo menos dois artigos anteriores, sobre a casa "de" Caldas Xavier e sobre o lado sul da Av. D. Carlos.
É mais uma das muitas fotos que captaram a Baixa vista da barreira da Maxaquene para poente no fim do século 19 vendo-se ao fundo o estuário e a sua margem sul (Catembe). No entanto esta tem qualidade e detalhe incomparávelmente melhores que as outras conhecidas e por isso os meus agradecimentos à instituição e a quem gentilemente a disponibilizou ao HoM.
Passamos então a essa foto que apresento reduzida em tamanho e pixels (clique na imagem para ver esta versão em tamanho natural). Desta vez não coloco ligações (links) para cada referência ao que me pareceu mais interessante, o leitor pode usar a função "search" do blogger e encontrará os artigos respectivos no HoM. Assim tentando ir da esquerda para a direita e dando a volta pelo fundo, tomando em conta que o que não é específicamente mencionando na legenda são setas na foto, temos assim a foto com marcações:
cinzento: paiol
roxo: fundição
vermelho: provávelmente a feitoria do Allen Wack
castanho: Cruz do Oriente
púrpura: prédio de Baptista de Carvalho
verde claro: cortina norte da fortaleza com o baluarte de nordeste semi-destruído
verde médio: dois barracões ou armazéns da alfândega erigidos sobre aterro
traço branco: telhado da Casa Holandesa para a Rua NS da Conceição
azul claro: navio adornado
azul médio: fachada da Alfândega virada para a cidade
preto: Guarda Fiscal
curva castanho claro: telhado do coreto na praça 7 de Março, actual 25 de Junho
rosa: prédio Robert Hudson, tal como a Guarda Fiscal 
numa esquina da Rua Araújo, actual Bagamoyo com a Praça
azul escuro: Casa Amarela
vermelho e azul: traseira do Clube Inglês
verde escuro: BNU do meio do quarteirão
castanho e amarelo: farmácia
laranja: Obras Públicas 
carmesim: primeira Imprensa Nacional, em terreno depois usado 
para as Finanças/Biblioteca
laranja claro: cadeia civil 
linha rosa: Av. D. Carlos, depois da República, actual 25 de Setembro
linha laranja claro: Rua Joaquim Lapa, actual Slovo
linha verde claro: Rua da Imprensa (Nacional)
linha azul claro: Travessa do Baluarte, depois Baptista de Carvalho,
 actual Rua do Jornal Notícias
Pontos a notar nessas marcas: 
1. Feitoria do Allen Wack: tinha forma de L que mais tarde foi completada para fazer um rectângulo, certamente depois de se fazer um pouco mais de aterro para sul, sobre o estuário.
2. Navio adornado que me parece se vê noutras fotos.
3. Obras públicas: esse foi o edifício com estrutura em madeira construido cerca de 1888 pela expedição de 1877. Estava sobre antigo pântano e em frente dele, um pouco para a direita está o edifício das OP anterior e em alvenaria que tinha sido construído sobre terra firme e por isso um pouco a sul da Rua da Linha e da linha de defesa.
4. Farmácia: será PHARMACIA ?? CENTRAL, actualmente estaria entre o Café Continental e o a esquina do novo prédio do BM, na Av. 25 de Setembro
5. Cadeia civil: assunto discutido com um leitor antes é notar-se agora muito melhor que era protegida únicamente por muro com grade metálica. O resto do espaço à volta fazia parte das avenidas. Mais claro é agora que a vedação que se via do lado de cá = leste da rua da Imprensa fazia parte do que veio a ser a estação de incêndio.

Há outra foto semelhante à do AHM disponibilizada pela Northwestern University (NWU) que mostro também aqui, embora não se compare em qualidade. Junto também um bonito desenho colorido que é uns cinco anos anterior às duas fotos e que se pode ver ter boa precisão.
em cima: foto da NWU
ao centro: foto do AHM
em baixo: desenho de origem desconhecida
Como se pode ser as duas fotos foram mais ou menos tiradas do mesmo local, no mesmo dia mais ou menos na mesma direcção, para poente. Os navios no estuário são os mesmos mas alguns mudaram de posição pelo que deve ter passado algum tempo entre as duas tomas.
Há outra versão da foto da NWU que mostra um pouco mais para a direita do que se vê em cima e tem algum interesse. Mas é muito difícil identificar algo, por um lado porque há poucas fotos tiradas de perto nessa zona para servir de comparação e por outro porque parece-me que a objectiva nas suas bordas distorceu muito a imagem.
laranja claro: actual Av. 25 de Setembro na zona do Hotel Turismo, aproximadamente
preto: Cais Holandês, na direcção do fim da actual Av. 25 de Setembro. 
Antes dele vê-se, parece-me, depósitos de máquinas dos caminhos de ferro
Na foto da NWU e quanto aos caminhos de ferro, como a linha foi construida em 1886/87 e é por isso bastante anterior à foto, ela deve estar na paisagem. A linha férrea devia seguir da esquerda para a direita fazendo frente ao estuário para passar depois entre a entrada para o Cais Holandês (entrada que não se vê na foto) e a terra firme na zona (aterro do Maé). Mas a linha férrea tinha um muro de protecção para a elevar e não se consegue notar bem na foto da NWU nem na do AHM. Repare-se também na direcção dos dois navios na permanência duma zona mais brilhante que devia ser pântano que ainda não estava enxuto e com a água que ainda estava retida do lado de dentro (norte) do muro de protecção da linha férrea.

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