Outras fotos antigas do porto de LM, actual Maputo

Aqui reprodução de fotos meio perdidas do porto de Lourenço Marques, actual Maputo encontradas à venda nos sites e-bay e/ou amazon.
Navio no estuário na direcção da central geradora do porto 
e da estação de caminho de ferro na praça Mac Mahon, em vista para norte
Navio City of Khartoum a carregar da 
carvoeira Mac Miller entre 1927 e 1935
O navio de cima devia ser o antigo Karroo de 1913, que recebeu o novo nome em 1927 e que foi desmantelado em 1936. A sua companhia era a Ellerman & Bucknall a que fiz leve referência aqui e que efectivamente até 1935 tinha a chaminé decorada ou pintada com diamantes (losangos claros em fundo negro) e de que penso se vê uma nesga. 
Dois navios encostados no meio do estuário 
sendo mais pequeno provávelmente um rebocador.
Ao fundo da foto de cima vê-se à esquerda a Ponta Vermelha do lado norte = da cidade de Lourenço Marques (LM), actual Maputo e que fica entre o estuário e a baía mais para o fundo. 
Finalmente uma etiqueta de mala de cabine de navio usada em 1960:
Passageiro para a África do Sul na Linha Holanda-Africa via Lourenço Marques
A despropósito já falamos da companhia Union-Castle formada em 1900 e mostrámos alguns dos seus navios em LM. Aqui um texto interessante sobre como o assunto das linhas marítimas era abordado num livro para jovens ingleses em 1911:

EVERY BOY'S BOOK OF RAILWAYS AND STEAMSHIPS: The steamships of this line are the Walmer Castle (12,546 tons), Saxon (12,385 tons), Briton (10,248 tons), Kildonan Castle (9692 tons) and Kinfauns Castle (9664 tons). Until quite recently it was a matter of reproach to us, that there was no direct British steamship service between the United Kingdom and the East Coast of Africa and that the only unbroken means of communication was by the vessels of a German line. Passengers for East Africa by British vessels sailed via Capetown, and transhipped at Durban for Delagoa Bay, Beira, Chinde, Mozambique, Zanzibar, and Mombasa. This stigma—for it was no less from both a maritime and an Imperial stand-point—was removed in September, 1910, when the Union-Castle Mail s.s. Guelph left Southampton for the principal East African ports via the Suez Canal. The new link thus forged will be maintained by a service of intermediate steamers calling at Marseilles and Naples.

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