Ponte de embarque da Catembe do início do século XX (20) e a moderna

Voltando à ponte de embarque da Catembe, a antiga e a moderna que vimos também aqui.
Ponte moderna com a antiga para oeste = montante no estuário

Vê-se que a ponte antiga que ficava para oeste = poente da moderna era mais curta que ela e que na extremidade tinha uma coluna encimada parece-me que por uma estátua. Tentei verficar se seria de São Telmo, protector dos marinheiros, mas não consegui confirmar. 
Na foto seguinte de Carlos Alberto Vieira vê-se uma ponte que assumo seja ainda essa antiga e que tinha a coluna na ponta (para o lado direito da foto) mas parece-me que com um farolim em vez da possível estátua.
Vista da Catembe para Lourenço Marques (LM), presumo que para o final dos anos 60
A ponte antiga aparece a seguir em foto de Santos Rufino publicada em 1929 vista do alto da Maxaquene em LM, quer dizer da margem norte para a sul do estuário do Espírito Santo, actual de Maputo:
Castanho: ponte da Catembe e para trás a aldeia dos pescadores
Amarelo: capitania do porto de LM
Vermelho: doca seca de LM
Azul: doca dos pescadores de LM (ver aqui fotos dessas duas docas)
Sobre a aldeia dos pescadores e uma viagem à Catembe há um artigo com fotos extraordinárias de Carlos Rocha, kundalini aqui (e também aqui).
Agora duas fotos de Orlando Rodrigues em 2010, tiradas da ponte moderna da Catembe e vendo-se principalmente os restos em betão armado da antiga:
Vista da praia da Catembe para montante 
Vista para o porto de Maputo, ao centro o prédio Boror de telhado vermelho
Inicialmente a ligação entre a cidade de LM e a Catembe era únicamente para passageiros e fazia-se a partir da doca dos pescadores, da capitania ou porto de pesca (ver aqui). Para o final dos anos 60, em simultâneo com a ponte nova da Catembe foi construida outra em LM na zona das Finanças permitindo ambas o embarque de viaturas, por isso para um ferry boat, e que vemos a seguir em foto de alamy (ver também mais da Catembe).
Foto tirada do batelão no extremidade da ponte em LM
Parte desta ponte colapsou cerca de 2010 por falta de manutenção mas foi depois reabilitada. Nessa ocasião a parte oscilante que se vê com piso de madeira tombou à água interrompendo-se a travessia do estuário pelo ferry boat durante algum tempo. Presumo que esta foto seja anterior a esse acontecimento.

Comentários