Voltando à ponte de embarque da Catembe, a antiga e a moderna que vimos também aqui.
Ponte moderna com a antiga para oeste = montante no estuário |
Vê-se que a ponte antiga que ficava para oeste = poente da moderna era mais curta que ela e que na extremidade tinha uma coluna encimada parece-me que por uma estátua. Tentei verficar se seria de São Telmo, protector dos marinheiros, mas não consegui confirmar.
Na foto seguinte de Carlos Alberto Vieira vê-se uma ponte que assumo seja ainda essa antiga e que tinha a coluna na ponta (para o lado direito da foto) mas parece-me que com um farolim em vez da possível estátua.
Vista da Catembe para Lourenço Marques (LM), presumo que para o final dos anos 60 |
A ponte antiga aparece a seguir em foto de Santos Rufino publicada em 1929 vista do alto da Maxaquene em LM, quer dizer da margem norte para a sul do estuário do Espírito Santo, actual de Maputo:
Castanho: ponte da Catembe e para trás a aldeia dos pescadores Amarelo: capitania do porto de LM Vermelho: doca seca de LM Azul: doca dos pescadores de LM (ver aqui fotos dessas duas docas) |
Sobre a aldeia dos pescadores e uma viagem à Catembe há um artigo com fotos extraordinárias de Carlos Rocha, kundalini aqui (e também aqui).
Agora duas fotos de Orlando Rodrigues em 2010, tiradas da ponte moderna da Catembe e vendo-se principalmente os restos em betão armado da antiga:
Vista da praia da Catembe para montante |
Vista para o porto de Maputo, ao centro o prédio Boror de telhado vermelho |
Inicialmente a ligação entre a cidade de LM e a Catembe era únicamente para passageiros e fazia-se a partir da doca dos pescadores, da capitania ou porto de pesca (ver aqui). Para o final dos anos 60, em simultâneo com a ponte nova da Catembe foi construida outra em LM na zona das Finanças permitindo ambas o embarque de viaturas, por isso para um ferry boat, e que vemos a seguir em foto de alamy (ver também mais da Catembe).
Foto tirada do batelão no extremidade da ponte em LM |
Comentários