Intrigava-me uma grande moradia na esquina noroeste do cruzamento das avenidas Massano de Amorim, actual Tung e Couceiro da Costa, actual Tivane. Para mais aparece muito bem conservada e sem grande sinal de alterações estapafúrdias e a zona no geral aparece bem tratada.
O site room for diplomacy esclarece o caso dizendo que a moradia é a residência do cônsul britânico. Foi construida por Otto Barbosa e alugada nova para esse efeito em 1942 tendo acabado por ser adquirida por esse país cerca de 1951. Lembro que do antigo consulado britânico se falou aqui.
FOTO 1
Nos anos 50, fachada para a Av. Massano de Amorim e para o Parque |
Comparando com a foto recente em baixo e vendo-se bem nota-se que a varanda no corpo saliente foi fechada e certamente terá havido outras alterações mas para quem olha continua a ser um edifício harmonioso:
FOTO 2
à esquerda da esquina: extremo a nascente na Av. Massano de Amorim, actual Tung à direita da esquina: fachada para a Av. Couceiro da Costa, actual Tivane |
FOTO 3
Fim da Rua Tivane para a frente com a Igreja da Polana ao fundo |
Agora a moradia em vista para noroeste cerca de 1955 com a traseira do Hotel Polana em primeiro plano à esquerda:
FOTO 4
Vermelho: moradia vista mais ou menos do ângulo da FOTO 2 Laranja: Av. Massano de Amorim, actual Tung Verde: Av. Couceiro da Costa, actual Tivane Azul: Av. António Enes, actual Nyerere |
Nesta zona foram construídas depois da FOTO 4 por exemplo a casa do director dos CTT e as duas casas de Pancho Guedes (Castro Silva e Hilário Gama).
Curiosamente o artigo refere que Otto Barbosa como parte do pagamento desta moradia recebeu um terreno na mesma avenida e que é provavelmente onde ele edificou nessa época a sua casa com projecto de Pancho Guedes.
Comentários