Esta é a Travessa Baptista de Carvalho no lado oriental da Baixa de Lourenço Marques (LM). Antes chamou-se Pimenta de Castro e agora é do Jornal Notícias em Maputo. A FOTO 1 é nova no HoM e reproduzida do livro Xilunguíne de Alexandre Lobato, as outras fotos são já conhecidas.
FOTO 1
Travessa Baptista de Carvalho |
Vista aérea da zona para poente nos anos 60:
FOTO 2
Verde: entrada na Travessa Baptista de Carvalho Laranja: Av. da República, actual 25 de Setembro Azul: Rua Eng. Joaquim Lapa, actual Slovo Rosa: Rua NS da Conceição, actual de Timor Leste Roxo: esquina do prédio do Hotel Tivoli Castanho claro: esquina do prédio Seguros Nauticus com entrada pela travessa Vermelho: prédio do Jornal Notícias em transformação |
FOTO 3
Carmesim: telhado da Casa Pfaff
Azul escuro: prédio antigo com grande respiro Laranja: Av. da República, actual 25 de Setembro
Verde: Travessa Baptista de Carvalho, de norte = esquerda para sul = direita
Azul: Rua Eng. Joaquim Lapa, actual Slovo
Rosa: Rua NS da Conceição, actual de Timor Leste
Castanho escuro: Rua da Imprensa
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Tentando ver como foram os primórdios desta travessa nos mapas mais antigos da que foi depois a cidade de LM:
MAPAS ANTIGOS
Verifica-se assim que no mapa de 1876 a parte norte da Travessa Baptista de Carvalho estava pelo menos orientada e que não havia passagem correspondente para sul dua Rua Salamanguene, na origem da actual de Timor Leste.
No mapa de 1892-94 que lhe é posterior e um pouco estranhamente não estava marcada a travessa a dividir o quarteirão como anteriormente. Mas como já disse a precisão deste mapas não é muito grande, o que daqui se retira é que mais pormenor ou menos pormenor as linhas gerais destas ruas vêm mesmo do início do burgo. Mesmo sendo marginal ao centro urbano que coincidia com o centro geográfico da ilha e não sendo "de elite" esta zona foi edificada muito cedo e segundo Alexandre Lobato era conhecida por o "Arrabalde".
No mapa de 1892-94 que lhe é posterior e um pouco estranhamente não estava marcada a travessa a dividir o quarteirão como anteriormente. Mas como já disse a precisão deste mapas não é muito grande, o que daqui se retira é que mais pormenor ou menos pormenor as linhas gerais destas ruas vêm mesmo do início do burgo. Mesmo sendo marginal ao centro urbano que coincidia com o centro geográfico da ilha e não sendo "de elite" esta zona foi edificada muito cedo e segundo Alexandre Lobato era conhecida por o "Arrabalde".
Finalmente o logo da marca de motores, bombas de injecção, etc, de que se via o reclame ao fundo da FOTO 1, que é mais raro do que eu pensava que fosse, e cujos produtos são ainda comercializados na África do Sul.
C.A.V. |
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