Doca da Capitania de LM: construção das escadarias e fotos recentes (5/8)

Como se pode ver especialmente nas duas primeiras imagens do antigo inicial desta série sobre a Doca da Capitania (ou actual porto de pesca) de Maputo, antiga Lourenço Marques, esta tinha desde a sua construção nos anos 10/20 do século passado uma reentrância do lado esquerdo = poente. No lado norte dessa reentrância estava colocada uma construção com escadarias de embarque / desembarque abrindo-se para dois lados duma plataforma central elevada, o que observaremos também aqui incluindo a sua evolução.
Referir-me-ei aqui ao actual porto de pesca como sendo a Doca da Capitania pois foi esse o nome mais conhecido dos primeiros tempos embora tivesse sido também chamado por doca de pequenas embarcações, dos pescadores, de abrigo, de trânsito fluvial e de pequenas embarcações.

FOTO 1
Em frente a construção com escadarias assimétricas de embarque / desembarque
da doca da Capitania  e colocada no lado poente e norte desta

Era sobre a plataforma elevada central dessa construção que estava o grupo na imagem principal da MONTAGEM 1. Essa imagem é da chegada do Presidente Carmona à cidade de Lourenço Marques, actual Maputo em 1939 (ver mais aqui e aqui). Essa foto foi tirada de fora da construção, acima da sua plataforma central e vê-se ao fundo dela o molhe (ponte) que fecha a doca a sul para o estuário. Por outras palavras, nesta foto de 1939 a entrada na doca estaria para o lado esquerdo desse molhe. 
Em medalhão no canto superior esquerdo da MONTAGEM 1 temos a construção numa foto mais antiga e tirada no sentido oposto à de 1939. Essa foto presumo que dos anos 10 ou 20 foi tirada de costas para o estuário e a partir do molhe da doca a sul e a ver-se a terra firme na altura ao fundo, onde estava o pequeno edifício do relógio a que nos referiremos mais abaixo.

MONTAGEM 1
Laranja: plataforma elevada central da construção na doca, acedida por 
quem vinha de terra firme depois de descer uns cinco ou seis degraus
Roxo: escadaria de descida da plataforma para a água para o lado poente da doca
 e  para onde se encaminha uma pessoa na foto de 1939
Azul escuro: molhe (ponte) a sul da doca, entre ela e o estuário, 
e de onde a foto dos anos 10s em medalhão foi tirada
Azul médio: muro da doca do lado poente ou do recinto principal do porto, 
que ficava para a direita dele na foto de 1939 e para a esquerda na dos anos 10s 

Na FOTO de 1939 não se vê a escadaria de descida directa para a água para o lado nascente, a oposta à do lado roxo e que tinha um nível intermédio. Suponho que o motivo fosse ela estar escondida pelas pessoas de pé na plataforma central mas...
Como vimos essa construção com as escadarias estava colocada numa reentrância que ficava do lado poente = oeste da doca. Esses dois elementos existiam ainda nos anos 60 (ver aqui também na FOTO 2) mas desapareceram daí para cá como se apreende na montagem seguinte (ver também aqui a escadaria na FOTO 2).

MONTAGEM 2
preto: posição da construção com as escadarias, 
existente na foto de cima mais antiga e não existente na de baixo actual
azuis médio e escuro: reentrância da doca que havia nos anos 60 
e que depois foi murada e aterrada
vermelho: muro que veio fechar a reentrância do lado da doca depois dos anos 60 
amarelo: muro que fecha a doca do lado poente, manteve-se
verde: muro que fecha a doca do lado norte, manteve-se
castanho claro: edifício do relógio, alinhado com o interior da reentrância original
azul claro: parte do molhe exterior mais junto à entrada na doca, parecendo-me 
que o actual substituiu o antigo.
castanho escuro: ponte parcialmente em curva que fica do lado nascente = leste 
da doca fechando-a aí para o estuário
laranjas: ver explicação na FOTO 2 em baixo

Fotos recentes da doca permitem ver alguns dos pontos referidos em cima e principalmente o que foi feito para substituir a construção inicial para que se pudesse continuar a ter acesso de terra aos barcos atracados dentro desta doca. A primeira foto é a mais clara sobre esse aspecto: 

FOTO 2
amarelo: muro alto a poente da doca, em parte onde houve a reentrância
verde: muro alto que fecha a doca do lado norte, manteve-se desde o início
laranja normal: zona ao 
nível da terra firme ligando os muros amarelo e verde
laranja claro: nível intermédio entre o da terra fime (laranja normal) e o da água
pretos e brancos: rampas primeiro e escadas curtas depois 
entre os níveis da terra firme e o da água

A FOTO 2 foi tirada mais ou menos para norte, de costas para o estuário. As duas fotos seguintes foram tiradas para nascente = leste com a entrada do estuário para a doca à direita. Na primeira vê-se escadas em betão do lado norte da doca directamente entre o nível da terra e a água. Não sei se existiam inicialmente ou não mas presumo que sim.

FOTO 3
verde: muro da doca a norte, do lado da terra firme e da cidade 
preto: escadas no muro a norte 
castanho escuro: molhe a sul - sudoeste da doca, entre ela e o estuário

A última foto recente deste artigo foi tirada aproximadamente na mesma direcção da FOTO 3 e ao nível da terra firme na esquina entre os muros a norte e a poente da doca. O local fotografado seria então onde na FOTO 2 está a marca laranja normal mas penso que nesta posição da FOTO 4 não se vêm nem as rampas que estarão para os lados nem o nível intermédio antes do da água que estará escondido algures abaixo do limite deste nível.

FOTO 4
laranja normal: zona ao nível da terra firme ligando 
os muros amarelo (para a direita) e verde (para a esquerda deste local)
verde: muro a norte da doca, do lado da cidade
preto: escadaria directa do nível da terra firme para o da água no muro a norte
castanho escuro: molhe a sul, do lado do estuário

Noto ainda que, como já tinhamos visto e a imagem actual da MONTAGEM 2 o mostra, a doca da Capitania desde a sua construção para o final dos anos 10 - início dos 20 do século XX (20) é fechada do estuário da seguinte forma: 
- do lado direito = leste = nascente, por ponte em curva entrando mais para dentro do estuário; 
- do lado esquerdo = oeste = poente, por um muro que fica em linha recta com a ponte-cais e que como disse em cima pode ter sido substituido nos últimos anos mas mantendo a posição inicial.
entrada na doca da Capitania entre essas duas estruturas serve também para o acesso à Doca Seca que por exemplo na imagem actual da FOTO 3 fica para o fundo à esquerda - ver mais aqui.
Mais artigos no HoM sobre a doca aqui e aqui com a doca seca.
Aqui duas fotos antigas da doca da Capitania vista do lado de terra, uma anterior a 1955 e outra posterior mas em que a antiga escadaria de que aqui falámos estava na direcção do armazém antigo à direita e por isso tapada por ele. 
Continuearemos depois esta série sobre a doca da Capitania

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