Três novas fotos do litoral de LM de cerca de 1900 no ACTD

No ACTD/ICCT numa pasta com "Imagens não identificadas [zona de porto e zona de habitação]" e onde estão outras que na maioria sabemos serem de Moçambique, há três ainda inéditas no HoM e que mostro aqui a seguir como FOTOS 1, 3 e 4. Como duas delas são indubitávelmente de Lourenço Marques, actual Maputo, os senhores do ACTD podiam aproveitar para melhorar os seus registos ...


FOTO 1
legenda ACTD: carris num cais de embarque fluvial
Penso que esta ponte esteve instalada mais ou menos em frente à estação de Caminhos de Ferro e daí se ver ao fundo a costa da Catembe. Ela terá sido construida a pedido dos comerciantes da cidade, se bem me lembro quando cerca de 1900 o governo teve de adiar a construção da ponte-cais definitiva que eles reclamavam. Como tinha falado aquionde suponho esta ponte aparecia destacada na FOTO 4 e era referida na FOTO 1, segundo Alfredo Pereira de Lima ela tinha 130 metros de extensão tendo sido construída com pilares de betão hidráulico e o restante em madeira. 
Agora o cais de Lourenço Marques visto do estuário em foto já conhecida e reduzida horizontalmente:


FOTO 2 
Vermelho: penso que era a ponte da FOTO 1 com o guindaste na extremidade
Castanho: extremidade dessa ponte com algum equipamento mas que 
não se consegue comparar com o guindaste da FOTO 1
Azul: igreja paroquial perto da sede da actual Rádio Moçambique
Amarelo: outra ponte existente para montante da ponte da alfândega 
que recordaremos na FOTO 3 em baixo
A ponte marcada a amarelo na FOTO 2 penso que seja a da FOTO 4 aqui. Tinha como a da FOTO 1 grades de protecção em losango mas era uma construção mais primitiva e sem o guindaste na extremidade. 
Voltamos agora, com uma foto da ponte da alfândega constituída por uma primeira parte em pedra e terminada pelo cais de passageiros em madeira de que se falou neste artigo.

FOTO 3
legenda ACTD: paisagem com um cais de embarque fluvial
Pode-se ver que a terceira foto desse artigo é muito semelhante a esta FOTO 3, só as mercadorias colocadas no cais eram diferentes. Apesar do "fluvial" da legenda aqui trata-se do estuário do Espírito Santo (ver sua definição técnica aqui), sendo na verdade esta a zona de ligação entre a foz de quatro rios e a baía. 
Finalmente a terceira foto inédita do ACTD de que não tenho a certeza que fosse de LM mas pode ser que sim:

FOTO 4
legenda ACTD: paisagem junto à margem de um rio
Comparando em primeiro lugar com a vegetação da FOTO 1 aqui, parece-me que a FOTO 4 de cima deve ser uma vista da barreira da Maxaquene para, em segundo plano e a nível inferior, a enseada respectiva. Ver-se-ia aí uma língua de areia resultante de maré baixa e ao fundo, depois da superfície líquida seria a margem sul do estuário na Catembe / Ponta Mahone. Fica aqui essa hipótese de localização.

Comentários